[Chamada de artigos] Envie seu artigo sobre os impactos da pandemia de COVID-19 na prática dos direitos sexuais e reprodutivos na América Latina
CHAMADA DE ARTIGOS: Os impactos da pandemia de COVID-19 na prática dos direitos sexuais e reprodutivos na América Latina
INÍCIO: 18/10/2022
TÉRMINO: 30/03/2023
CONTATO: cadernos.direitosanitario@fiocruz.br
FAÇA O DOWNLOAD DO EDITAL AQUI.
A pandemia de COVID-19 enquanto um fenômeno social afetou diversos aspectos da sociedade, como a economia, a política e a justiça, e foi vivida de modos muito distintos: mesmo dentro de um mesmo país, as experiências foram múltiplas. Sendo assim, a presente proposta quer agregar textos que possibilitem reflexões sobre a violação, avanços e retrocessos no campo dos direitos sexuais e reprodutivos na América Latina para que possamos comparar os cenários e ponderar sobre a experiência da pandemia em países vizinhos.
Eixos temáticos:
1. assistência ao pré-natal, parto e pós-parto; ao aborto e à vacinação contra COVID-19 na América Latina;
2. processos transexualizadores durante a pandemia de COVID-19 na América Latina;
3. edição de políticas públicas voltadas para os direitos sexuais e reprodutivos na América Latina;
4. perspectivas comparadas de direitos sexuais e reprodutivos no contexto latino-americano;
5. cuidados coletivos e pessoais no campo da saúde sexual e reprodutiva na América Latina;
6. ativismos, redes de acompanhamento e estratégias de acesso aos direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia na América Latina.
Serão aceitos apenas artigos inéditos e originais, que não estejam sob avaliação em outro periódico. As contribuições podem ser em português, espanhol ou inglês. Os artigos serão avaliados pelos membros do Conselho Editorial e pareceristas ad hoc, por meio do sistema double blind peer review.
Editoras convidadas: Rosamaria Giatti Carneiro (Universidade de Brasília, Brasil), Ana Cecilia Gaitán (Universidad Nacional de San Martín, Argentina)
Editora científica: Sandra Mara Campos Alves (CIADS)