Confira o TOP 10 dos artigos mais acessados em 2021

10-03-2022

Com o objetivo de difundir e estimular o desenvolvimento do Direito Sanitário na Região Ibero-Americana, promovendo o debate de temas e desafios do Direito Sanitário contemporâneo, o Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS), publicado pelo Programa de Direito Sanitário (Prodisa) da Fiocruz Brasília, vem há mais de uma década difundindo a produção acadêmica na área.

Lançado a cada três meses, o periódico publica trabalhos escritos em português, inglês ou espanhol, dirigido a professores, pesquisadores e estudantes de Direito, de Ciências da Saúde e de Ciências Sociais; operadores do Direito; profissionais da saúde e gestores de serviços e sistemas de saúde.

O periódico está hoje em nove indexadores nacionais e internacionais; adotou o DOI (Digital Object Identifier); passou a integrar o Fórum de Editores Científicos da Fiocruz; e, em breve, estará no Portal de Periódicos Fiocruz.

Prestes a lançar o seu primeiro volume de 2022, reunimos os dez artigos mais acessados no periódico no ano passado. Os textos abordam temas importantes como a judicialização da saúde; o doping esportivo e consumo de suplementos alimentares; com destaque também para a temática do direito e segurança do paciente; além do enfrentamento da Covid-19.

A seguir, confira os 10 artigos mais lidos no CIADS em 2021:

  1. Doping esportivo e consumo de suplementos alimentares: uma relação delicada (2021/vol. 10-n.1)
  2. O princípio da solidariedade no enfrentamento da COVID-19 no Brasil (2021/vol. 10-n.1)
  3. Qualidade de vida em pacientes sob cuidados paliativos no prisma dos Direitos Humanos dos Pacientes (2021/vol. 10-n.1)
  4. Judicialização da saúde: uma revisão sistemática de literatura das iniciativas de diálogo institucional intersetorial (2021/vol. 10-n.1)
  5. Internet das Coisas e blockchain no Sistema Único de Saúde: a proteção dos dados sensíveis diante da Lei Geral de Proteção de Dados (2021/vol. 10-n.1)
  6. Análise crítica do modelo de atenção à saúde das pessoas privadas de liberdade no Brasil (2021/vol. 10-n.1)
  7. Podemos falar de segurança do paciente durante uma pandemia? Uma experiência portuguesa (2021/vol. 10-n.1)
  8. Relação médico-paciente na assistência em contexto pandêmico: responsabilidades e vulnerabilidades dos sujeitos (2021/vol. 10-n.1)
  9. Tomada de decisão compartilhada na saúde: aproximações e distanciamentos entre a ajuda decisional e os apoios de tomada de decisão (2021/vol. 10-n.1)
  10. As grandes pandemias da história da Europa e os seus impactos na nossa civilização: desafios da moderna saúde pública (2021/vol. 10-n.2)

Para ler a matéria no sítio da Fiocruz Brasília, clique aqui.

Crédito: Fernando Pinto (ASCOM Brasília)