Políticas editoriais

Sobre as políticas editoriais

Desde 2012, os Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) publicam artigos inéditos de reconhecido mérito científico, contribuindo para a difusão do conhecimento e para o debate qualificado no campo do Direito Sanitário. Para assegurar a qualidade, a integridade e a relevância de suas publicações, a revista pauta-se por boas práticas editoriais e estabelece um conjunto de políticas que orientam todo o processo de submissão, avaliação e publicação. 

O CIADS é filiado ao Committee on Publication Ethics (COPE) e adota os princípios éticos e as diretrizes de boas práticas editoriais estabelecidos nos Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing. A partir de setembro de 2025, a revista também passou a seguir as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), do Council of Science Editors (CSE), da Association of Learned and Professional Society Publishers (ALPSP) e da EQUATOR Network, reconhecendo a importância dessas entidades na consolidação de padrões internacionais de integridade, transparência e qualidade em publicação científica.

Esses princípios orientam todas as etapas do processo editorial, assegurando que as decisões sejam baseadas exclusivamente no mérito acadêmico e científico dos trabalhos. O CIADS também reconhece a importância de promover a diversidade, equidade e inclusão em todas as suas atividades editoriais, empenhando-se continuamente para que suas políticas e práticas não criem ambientes excludentes e possibilitem a participação ampla e equitativa de autores, revisores e leitores de diferentes origens e perspectivas.

 

1. Integridade Científica

2. Política de acesso aberto

3. Copyright

4. Política de Orientação para Uso de Ferramentas de Inteligência Artificial

5. Política de Submissão de Preprints

(atualizado em 03/09/2025)