Sobre a Revista

O CIADS é um periódico trimestral, de acesso livre, destinado a difundir a produção acadêmica no campo do Direito Sanitário. É publicado pelo Programa de Direito Sanitário, da Fundação Oswaldo Cruz de Brasília. As submissões - em português, inglês ou espanhol - são aceitas durante o ano todo, em fluxo contínuo, e o processo editorial se faz sem ônus para autores ou instituições.

Anúncios

Conheça nossa chamada de artigos sobre os impactos da pandemia de COVID-19 na prática dos direitos sexuais e reprodutivos na América Latina

17-10-2022

CHAMADA DE ARTIGOS: Os impactos da pandemia de COVID-19 na prática dos direitos sexuais e reprodutivos na América Latina

INÍCIO: 18/10/2022

TÉRMINO: 30/03/2023

CONTATO: cadernos.direitosanitario@fiocruz.br

FAÇA O DOWNLOAD DO EDITAL AQUI.

A pandemia de COVID-19 enquanto um fenômeno social afetou diversos aspectos da sociedade, como a economia, a política e a justiça, e foi vivida de modos muito distintos: mesmo dentro de um mesmo país, as experiências foram múltiplas. Sendo assim, a presente proposta quer agregar textos que possibilitem reflexões sobre a violação, avanços e retrocessos no campo dos direitos sexuais e reprodutivos na América Latina para que possamos comparar os cenários e ponderar sobre a experiência da pandemia em países vizinhos.

Eixos temáticos:

  1. assistência ao pré-natal, parto e pós-parto; ao aborto e à vacinação contra COVID-19 na América Latina;
  2. processos transexualizadores durante a pandemia de COVID-19 na América Latina;
  3. edição de políticas públicas voltadas para os direitos sexuais e reprodutivos na América Latina;
  4. perspectivas comparadas de direitos sexuais e reprodutivos no contexto latino-americano;
  5. cuidados coletivos e pessoais no campo da saúde sexual e reprodutiva na América Latina;
  6. ativismos, redes de acompanhamento e estratégias de acesso aos direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia na América Latina.

Editoras convidadas: Rosamaria Giatti Carneiro (Universidade de Brasília, Brasil), Ana Cecilia Gaitán (Universidad Nacional de San Martín, Argentina)

Saiba mais sobre Conheça nossa chamada de artigos sobre os impactos da pandemia de COVID-19 na prática dos direitos sexuais e reprodutivos na América Latina

Edição Atual

v. 11 n. 3 (2022): (JUL./SET. 2022)
					Visualizar v. 11 n. 3 (2022): (JUL./SET. 2022)

Organizado pelos editores convidados, os Professores Doutores Aline Albuquerque (UnB) e Victor Grabois (Sobrasp), este fascículo aprofunda as reflexões sobre os aspectos jurídico-sanitários da Segurança do Paciente, um dos temas mais importantes do campo da Saúde e do Direito. Esperamos contribuir com a conscientização sobre a Segurança do Paciente e sobre a importância de minimizar riscos e melhorar a qualidade do cuidado em saúde prestado nos serviços, sejam eles públicos ou privados.

Publicado: 20-09-2022

EXPEDIENTE

EDITORIAL

ARTIGOS

COMUNICAÇÃO BREVE

Ver Todas as Edições