Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O manuscrito segue as diretrizes descritas nas Orientações para Autores e Políticas Editoriais, disponíveis em https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/orientacoes-para-autores e https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/politicas-editorais-sobre
  • A Folha de Rosto foi preenchida e submetida como documento suplementar. Para fazer o download do documento, acesse https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/orientacoes-documentacao
  • O Termo de Direitos Autorais está preenchido e assinado - de próprio punho ou assinatura digital certificada - pelos(as) autores(as) e coautores(as) e foi submetido como documento suplementar. Para fazer download do documento, acesse https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/orientacoes-documentacao
  • Toda e qualquer identificação de autoria foi retirada do texto do artigo.
  • Autores e coautores têm um identificador ORCID.
  • O manuscrito não foi submetido para publicação em outro periódico.
  • Titulação exigida para submissão: graduandos e graduados, somente em coautoria com doutor(es) ou mestre(s); mestres e doutores, em autoria única ou em coautoria.
  • A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos contidos na Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000 e 2008), da Associação Médica Mundial. Deve ser observado o atendimento a legislações específicas (quando houver) do país no qual a pesquisa foi realizada. Os artigos deverão conter uma clara afirmação deste cumprimento (tal afirmação deverá constituir o último parágrafo da seção Métodos do artigo). O Conselho Editorial se reserva o direito de solicitar informações adicionais sobre os procedimentos éticos executados na pesquisa.

Diretrizes para Autores

Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) é um periódico trimestral e de acesso aberto, publicado pelo Programa de Direito Sanitário, da Fundação Oswaldo Cruz de Brasília, desde 2012. O CIADS busca difundir a produção acadêmica no campo do Direito Sanitário. As submissões - em português, inglês ou espanhol - são aceitas durante o ano todo, em fluxo contínuo, independente de haver chamadas especiais em curso. O processo editorial se faz sem ônus para autores ou instituições.

As submissões são fluxo contínuo, ou seja, são aceitas durante o ano inteiro, ainda que haja chamadas especiais em aberto. Autores e autoras devem seguir  as Políticas editoriais e as instruções descritas nos itens abaixo. Artigos que não estiverem em conformidade serão recusados.

1. Seções para publicação

2. Titulação

3. Fluxo editorial

4. Documentação

5. Formatação do artigo

6. Dossiês temáticos

7. Taxas de submissão e publicação

(atualizado em 01/03/2023)

ARTIGOS

Artigos: seção que publica trabalhos originais adequados ao escopo do periódico. Serão aceitos artigos científicos (resultados de pesquisa empírica), artigos de revisão da literatura e trabalhos doutrinários. Todos os manuscritos serão submetidos ao regime de avaliação por pares duplo-cega.

Artigos científicos: máximo de 6.000 palavras e 5 ilustrações, incluindo título, resumo, palavras-chave e notas de rodapé. As referências não estão incluídas nessa contagem.

Artigos de revisão da literatura e trabalhos de natureza doutrinária: máximo de 8.000 palavras e 5 ilustrações, incluindo título, resumo, palavras-chave e notas de rodapé. As referências não estão incluídas nessa contagem.

COMUNICAÇÃO BREVE

Comunicação breve: seção composta por relatos de resultados preliminares de pesquisa, ou ainda resultados de estudos originais que possam ser apresentados de forma sucinta. Todos os manuscritos serão submetidos ao regime de avaliação por pares duplo-cega. Máximo de 1.700 palavras e 1 ilustração, incluindo título, resumo, palavras-chave e notas de rodapé. As referências não estão incluídas nessa contagem.

JURISPRUDÊNCIA E LEGISLAÇÃO SANITÁRIA COMENTADAS

Jurisprudência e legislação sanitária comentadas: seção que traz comentários sobre decisões judiciais no campo do Direito Sanitário e sobre legislação sanitária nacionais e internacionais. Pode ser proveniente de demanda livre ou de convite e serão avaliados pela editora-chefe. Máximo de 3.000 palavras, incluindo título, resumo, palavras-chave e notas de rodapé. As referências não estão incluídas nessa contagem.

RESENHAS

Resenhas: seção que contém resenhas analíticas de livros de interesse para o Direito Sanitário, de autores brasileiros ou estrangeiros, e publicados no máximo há dois anos. Podem ser provenientes de demanda livre ou de convite e serão avaliados pela editora-chefe. Máximo de 3.000 palavras e 1 ilustração, incluindo título, resumo, palavras-chave e notas de rodapé. As referências não estão incluídas nessa contagem.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.