Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- O manuscrito não foi submetido para publicação em outro periódico.
- O manuscrito segue as diretrizes descritas nas Orientações para autores, disponíveis no link: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/orientacoes-para-autores
- A Folha de Rosto, com as informações de autoria solicitadas, foi submetida como documento suplementar.
- Toda e qualquer identificação de autoria foi retirada do texto do artigo.
- Autores e coautores devem ter um identificador ORCID.
-
Ética em pesquisas envolvendo seres humanos:
a) A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos contidos na Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000 e 2008), da Associação Médica Mundial.
b) Deve ser observado o atendimento a legislações específicas (quando houver) do país no qual a pesquisa foi realizada.
c) Artigos que apresentem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos deverão conter uma clara afirmação deste cumprimento (tal afirmação deverá constituir o último parágrafo da seção Métodos do artigo).
d) O Conselho Editorial se reserva o direito de solicitar informações adicionais sobre os procedimentos éticos executados na pesquisa.
ARTIGOS
A seção de Artigos publica trabalhos originais de tema livre, desde que adequados à linha editorial dos Cadernos, submetidos à publicação por demanda espontânea dos autores,acompanhados de resumos em português, espanhol e inglês. Serão aceitos artigos científicos (resultados de pesquisa empírica), artigos de revisão da literatura e trabalhos doutrinários. A publicação desses trabalhos é decidida com base em, pelo menos, dois pareceres, respeitando o anonimato tanto de autores quanto de avaliadores (double-blind peer review).
Artigos científicos: máximo de 6.000 palavras e 5 ilustrações.
Artigos de revisão da literatura e trabalhos de natureza doutrinária: máximo de 8.000 palavras e 5 ilustrações.
COMUNICAÇÃO BREVE
A seção Comunicação Breve é um relato de resultados preliminares de pesquisa, ou ainda resultados de estudos originais que possam ser apresentados de forma sucinta. Máximo de 1.700 palavras e 1 ilustração.
JURISPRUDÊNCIA E LEGISLAÇÃO SANITÁRIA COMENTADAS
A seção de ‘Jurisprudência e Legislação Comentadas’ traz comentários sobre decisões judiciais no campo do Direito Sanitário e sobre legislação sanitária dos países participantes da Rede Ibero-Americana de Direito Sanitário. Os manuscritos serão submetidos à avaliação por pares duplo-cega por menos um avaliador. Máximo de 3.000 palavras.
RESENHAS
A seção "Resenhas" contém resenhas analíticas de livros de interesse para o Direito Sanitário, publicados em até dois anos antes da data de publicação da revista. Podem ser provenientes de demanda livre ou de convite. Os manuscritos submetem-se ao regime de double-blind peer review. Máximo de 3.000 palavras e 1 ilustração.
FÓRUM
A seção de ‘Fórum’ consiste em um conjunto de artigos de opinião sobre um tema determinado, coordenados entre si, destinado ao estudo ou debate de temas atuais de Direito Sanitário, sob demanda e organização do Editor Científico. Autores de reconhecida experiência ou conhecimento sobre a matéria do Fórum são convidados a elaborar os respectivos artigos. Em razão do caráter autoral, os artigos solicitados para compor os Fóruns não serão submetidos a avaliação. A critério do Editor Científico, e com autorização dos respectivos autores, artigos apresentados por demanda espontânea e admitidos para publicação podem vir a compor Fóruns.
Fórum – seção destinada à publicação de artigos de opinião coordenados entre si, de diferentes autores, versando sobre temas do Direito Sanitário de interesse atual (máximo de 6.000 palavras cada artigo).
CARTAS AO EDITOR
Cartas ao Editor serão publicadas a critério do Editor Científico sempre que tratem de crítica a trabalho publicado em edições anteriores da revista ou de assunto de Direito Sanitário de grande relevância para o momento. No caso de crítica a trabalho publicado nos Cadernos, a carta será publicada acompanhada de resposta do autor do trabalho criticado, a cujo texto se aplicam as mesmas regras.
Cartas – críticas a matérias publicadas pelos Cadernos ou tratando de tema atual relevante pertinente ao Direito Sanitário e à Saúde Pública (máximo de 900 palavras e 1 ilustração); são publicadas a critério do Editor Científico e, quando se tratar de crítica à matéria publicada, são acompanhadas de resposta do autor do trabalho criticado (máximo de 900 palavras e 1 ilustração).
COMUNICAÇÕES ORAIS
Comunicações Orais – comunicação breve relatando resultados preliminares de pesquisa, ou ainda resultados de estudos originais que possam ser apresentados de forma sucinta; devem ter no máximo 3 páginas (1700 palavras), incluindo figuras e/ou tabelas; a informação deve conter 3 palavras-chave, breve resumo e referências ao final.Declaração de Direito Autoral
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário.
A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição Não Comercial (http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e mensão ao Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.