Nova edição do CIADS é notícia no site da Fiocruz Brasília

20-06-2023

Quatro artigos repercutem consequências da Covid-19 na sociedade brasileira. Maria elisa Villas-Bôas é autora de um trabalho sobre considerações ético-legais da sedação paliativa. Já Homero Lamarão Neto e Marina Queiroz trazem uma discussão acerca das restrições das liberdades individuais durante a pandemia, enquanto Joyce Carla de Oliveira e Ivan Pricken de Bem abordam projetos de lei sobre Covid-19 na Câmara dos Deputados e sua relação com as competências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Estado pode ser responsabilizado pelas mortes decorrentes da pandemia de coronavírus? Responder a esta questão é o desafio a que se propõe o artigo de Eudes Quintino de Oliveira Júnior e Carol de Oliveira Abud.

Os outros dois artigos da edição têm como temas cuidado centrado na criança e direitos humanos do paciente pediátrico, e as percepções, abordagens e práticas de gestores municipais de saúde acerca do fenômeno da judicialização. O primeiro é assinado por Kalline Eler e colegas; o segundo, por Bianca Batista e colegas.

As lacunas e contradições do Tema 793 do Supremo Tribunal Federal (STF), que trata de definir a responsabilidade solidária dos entes federados pelo dever de prestar assistência à saúde, são analisadas na comunicação breve, feita por Edith Maria Barbosa Ramos e Mariana Brito Noleto. Completa a edição uma resenha do livro Direito Sanitário: Coletânea em Homenagem à Profa. Dra. Maria Célia Delduque, elaborada por Júlia Guilherme Delmondes e colegas.

Crédito: Fernanda Marques (Ascom Fiocruz Brasília)