Artigo sobre organização de pacientes, publicado no v. 11 n. 1 do CIADS, é destaque na FSP/USP

17-03-2022

Analisar o papel das organizações de pacientes (OPs) e seus modos de atuação, quanto à implementação de direitos nos cuidados em saúde é o objetivo do artigo científico “Organizações de pacientes e seu papel na implementação de direitos nos cuidados em saúde“, de autoria do Dr. Julino Assunção Rodrigues Soares Neto, Pós-Doutorando pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (CEPEDISA) da mesma Instituição, sob orientação do Dr Fernando Mussa Abujamra Aith, professor do Departamento de Política, Gestão e Saúde. O artigo foi publicado no último número da revista científica “Cadernos Iberoamericanos de Direito Sanitário”, da FIOCRUZ e tem como co-autora , a Dra. Aline Albuquerque, Professora de Bioética da Universidade de Brasília (UnB).

Tratou-se de pesquisa teórica e documental, realizada a partir do levantamento de literatura especializada nas bases de dados Google Scholar e SciELO, utilizando os descritores: organização de pacientes, patient organizationse organizaciones de pacientes. Enquanto recorte de pesquisa, foram analisados os artigos sobre OPs. Complementarmente, foram utilizados o Relatório da União Europeia sobre os Direitos dos Pacientese o documento do Fórum Europeu de Pacientes sobre OPs.

Segundo o Dr. Julilno, “após análise prévia, selecionamos 28 artigos científicos que tratavam direta ou indiretamente da temática do artigo. Os documentos e artigos selecionados possibilitaram analisar o papel e o modo de atuação das OPs quanto à implementação de direitos nos cuidados em saúde.”

A pesquisa concluiu que é preciso ampliar o espectro de participação social das OPs na direção da luta pelos direitos dos pacientes, transformando-a numa prática não setorial e incidente em todos os níveis de cuidado, acarretando melhores resultados na saúde. 

Leia a matéria no site da FSP: https://www.fsp.usp.br/site/noticias/mostra/34387

Crédito: Faculdade de Saúde Pública/USP