Disclosure e Direito do Paciente é tema de artigo em destaque na Fiocruz Brasília.

11-10-2022

Durante um procedimento ou tratamento de saúde podem ocorrer eventos adversos: segundo a OMS, em hospitais de países de renda baixa e média, ocorrem 134 milhões de eventos adversos a cada ano, resultando em 2,6 milhões de mortes.

Porém, pesquisas apontam que somente 30% dos incidentes são revelados para os pacientes e mostra que os hospitais falham em comunicar adequadamente a ocorrência de um incidente ou até mesmo tentam escondê-lo. Diante desse cenário, é urgente tratar o disclosure de forma transparente, adequada e empática.

O artigo Disclosure de incidentes de segurança do paciente sob a ótica do Direito do Paciente, de Aline Albuquerque, professora do Programa de Pós-graduação em Bioética da Universidade de Brasília, e publicado na última edição do CIADS, busca demonstrar a incidência dos princípios e direitos dos pacientes no disclosure, que comumente não está associado a esses direitos, mas sim a obrigações profissionais e institucionais.

“Sabe-se que é necessário incluir o disclosure nos cursos de medicina, enfermagem e de outras áreas da saúde, bem como capacitar os profissionais para realizá-lo, entendendo-o como uma política da instituição de saúde e não uma providência isolada de um profissional ou uma equipe de saúde”, afirma a pesquisadora no texto acadêmico.

Para ler o artigo, clique aqui.

Para ler a notícia completa no site da Fiocruz Brasília, clique aqui.

Crédito: Nathália Gameiro (Ascom Fiocruz Brasília)