Em junho, o Portal de Periódicos Fiocruz destaca dois artigos do CIADS: um sobre preconceito e doação de sangue e outro sobre intoxicação e óbito por agrotóxicos

20-06-2023

No Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06), o Portal de Periódicos Fiocruz destaca o artigo Prudência ou preconceito? O impedimento da doação de sangue por homens que fazem sexo com homens, publicado em 2018. Nele, os autores Sandra Mara Campos Alves e Moacyr Rey Filho explicam que o ato de doar sangue é um exercício de direito e expressão de cidadania: “A Organização Mundial da Saúde preconiza que o grupo de doadores mais seguros são formados por voluntários não remunerados. A desigualdade jurídica e o preconceito devem ser combatidos a todo momento.” 

Já no Dia Mundia do Meio Ambiente (05/06),  o Portal comentou sobre o artigo Intoxicações e óbitos por agrotóxicos no Estado de Goiás, Brasil e inovações legislativas”, também de 2018, enfatizando que o uso de agrotóxicos  é um alerta na relação ambiente-saúde em qualquer lugar do mundo. No texto, a autora Gabriela Tejerina descreve casos de intoxicações e óbitos por uso de agrotóxicos agrícolas no Estado de Goiás. Como conclusão, ela relata que “Brasil e Goiás possuem legislações que regulamentam a utilização e comercialização de agrotóxicos, mas têm uma fiscalização deficitária. Influência da agropecuária nos meios políticos se refletem em propostas legislativas que poderiam causar um retrocesso na regulamentação dos agrotóxicos e ameaçar o direito à saúde da população brasileira.” 

Desde 2015, o Portal de Periódicos Fiocruz tem como objetivo reunir e integrar as Revistas Científicas editadas pela Fundação Oswaldo Cruz, em formato eletrônico, compostos por equipe editoriais qualificadas. 

Crédito: Luisa Picanço (Portal de Periódicos Fiocruz)