Universalidade do Direito à Saúde
PDF

Palavras-chave

Direito à saúde
universalidade
equidade
direitos humanos

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v4i4.226

Como Citar

1.
Universalidade do Direito à Saúde. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 17º de dezembro de 2015 [citado 17º de fevereiro de 2026];4(4):170-6. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/226

Resumo

O que compõe a universalidade do direito à saúde? Quais são os seus desafios diante das crescentes necessidades dos indivíduos em uma sociedade cuja concepção liberal e de escassez de recursos pode reduzir a prestação dos serviços de saúde? Essas e outras questões servem de esteio na análise acurada da autora Edith Maria Barbosa Ramos. A obra, fruto de sua tese de doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão, traça importante percurso histórico nos textos e declarações jurídicos que proporcionaram ao direito à saúde a categoria de direito humano fundamental.

RAMOS, Edith Maria Barbosa. Universalidade do Direito à Saúde. São Luís: EDUFMA, 2014.

PDF

Os autores mantêm os direitos autorais sobre suas obras e concedem aos Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) o direito de primeira publicação.

Os artigos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Esta licença permite o uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que a autoria original e a fonte de publicação sejam devidamente citadas.