Ética e boas práticas editoriais

Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) é filiado ao Committee on Publications Ethics (COPE) e adota seus princípios éticos e as diretrizes de boas práticas editoriais estabelecidos em Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing. Ao submeterem seus manuscritos, os autores aceitam os termos da política editorial do CIADS e as diretrizes e as boas práticas preconizadas pelo COPE.

A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos contidos na Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000, 2008 e 2013), da Associação Médica Mundial.
Além disso, deve ser observado o atendimento a legislações específicas (quando houver) do país no qual a pesquisa foi realizada, informando protocolo de aprovação em Comitê de Ética quando pertinente. Essa informação deverá ser incluída na metodologia do artigo. A Equipe Editorial do CIADS se reserva o direito de solicitar informações adicionais sobre os procedimentos éticos executados na pesquisa.

Adicionalmente, o CIADS exige que autores, pareceristas e editores cumpram com as seguintes diretrizes:

Autores

  1. que respeitem os valores e princípios da ciência;
  2. que respeitem as leis brasileiras e os códigos de ética relacionados à pesquisa científica, especialmente aquela que envolva seres humanos;
  3. que assegurem a originalidade do trabalho e rejeitem toda forma de plágio;
  4. que garantam a precisão das informações, dos dados e das referências apresentadas, de maneira a permitir a reprodução e a comprovação das experiências apresentadas;
  5. que não submetam o artigo a outros periódicos simultaneamente.

Pareceristas

  1. que mantenham o sigilo quanto aos trabalhos recebidos;
  2. que sejam objetivos e imparciais na avaliação dos artigos;
  3. que se manifestem caso haja conflito de interesse ou qualquer impedimento que comprometa a avaliação.

Editores

  1. ter responsabilidade profissional e científica;
  2. decidir sobre a publicação dos artigos;
  3. ser imparcial;
  4. manter a confidencialidade;
  5. manter a transparência e evitar conflitos de interesse;
  6. respeitar os direitos humanos, a dignidade e a diversidade;
  7. prevenir, identificar e tomar as devidas providências contra más condutas, como plágio, manipulação de citação, falsificação de dados etc.

(atualizado em 01/03/2023)