Judicialização da política de assistência farmacêutica: discussão sobre as causas de pedir no Distrito Federal
PDF (Portugués)

Archivos suplementarios

Tabela 1 – Frequência das Causas de Pedir nos acórdãos do TJDFT entre 2010 e 2012 (Portugués)
Tabela 2 - Frequência de distribuição dos medicamentos de acordo com o 1º nível da classificação Anatômico Terapêutico ATC, nos acórdãos do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios entre janeiro de 2010 e dezembro de 2012. pt (Portugués)

Palabras clave

Política Nacional de Assistência Farmacêutica
Judicialização da Assistência Farmacêutica
Decisões Judiciais
Sistema Único de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v4i3.208

Cómo citar

1.
Judicialização da política de assistência farmacêutica: discussão sobre as causas de pedir no Distrito Federal. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 2015 Sep. 30 [cited 2026 Feb. 11];4(3):116-27. Available from: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/208

Resumen

O direito à saúde, garantido constitucionalmente, abriu a possibilidade de sua tutela judicial pelo cidadão, fazendo crescer o número de ações judiciais e gerando o fenômeno da judicialização da saúde. A pesquisa discutiu as causas de pedir verificadas nos acórdãos do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), relativos às ações impetradas contra a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) para o fornecimento de medicamentos, e identificou os medicamentos pleiteados, bem como suas classes terapêuticas. Tratou-se de estudo transversal e retrospectivo de abordagem quali-quantitativa abrangendo os anos de 2010 a 2012. A amostra selecionada foi de 359 acórdãos. Foi verificado que 37,0 % das ações demandavam medicamentos não elencados em listas oficiais; 24,2 % motivaram-se pela falta do medicamento na SES/DF e 13,4% por interrupção no fornecimento. As classes terapêuticas mais demandadas foram: 22,8% de antineoplásicos e imunomoduladores; 22,7% para o sistema nervoso e 12% de cardiovasculares. Apesar dos esforços do Estado previstos nas políticas públicas, verificou-se que atos administrativos dos gestores do SUS impactaram diretamente na judicialização da assistência farmacêutica, resultando nas demandas judiciais por medicamento contra a SES/DF.

PDF (Portugués)

Las personas autoras conservan los derechos de autor sobre sus obras y conceden a los Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) el derecho de primera publicación.

Los artículos publicados se encuentran bajo la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Esta licencia permite el uso, la distribución y la reproducción en cualquier medio, siempre que se cite adecuadamente la autoría original y la fuente de publicación.