Efeitos da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos universitários: caso de estudantes da Universidade Rovuma, Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v11i2.869

Palavras-chave:

COVID-19, Saúde mental, Estudantes universitários, Moçambique

Resumo

Objetivo: avaliar os efeitos da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos estudantes universitários da Universidade Rovuma, em Moçambique. Metodologia: é um estudo qualitativo-epistemológico transversal, com o recurso da entrevista semi-estruturada, respondida em 2021 por seis estudantes da Universidade Rovuma-Moçambique, matriculados em diversos cursos. As entrevistas foram realizadas na universidade e levaram em média 55 minutos. Resultados: a pandemia da COVID-19 afetou seriamente a saúde mental dos estudantes universitários. O cancelamento das atividades presenciais impostas pela pandemia impactou na rotina dos estudantes por causa da mudança brusca e afastamento de colegas e professores. O medo de contaminação, a incerteza sobre o fim da pandemia e o retorno das aulas e o distanciamento social prolongado fizeram parte dos riscos à saúde mental. Com a retomada das aulas na modalidade remota, muitos estudantes passaram por outras experiências e dificuldades de aceder à plataforma porque muitos deles não possuíam meios (computador, tablet ou telemóvel) e internet de qualidade ou ainda por terem falta de domínio das tecnologias de informação e comunicação. Conclusão: neste período da pandemia da COVID-19, muitos estudantes passaram por experiências de estresse, ansiedade e medo de contaminação da doença. Não existem serviços de atendimento e apoio psicológico dentro da universidade para responder à demanda da pandemia e outras situações que impactam na saúde mental da comunidade universitária. Sugere-se assim que as universidades promovam serviços de apoio psicológico e de suporte social à comunidade acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosário Martinho Sunde, Universidade Rovuma

Doutor em Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil; docente, Universidade Rovuma, Nampula, Moçambique. https://orcid.org/0000-0001-5906-3856. E-mail: rosario.sunde@edu.pucrs.br

Sónia Giquira, Universidade Rovuma

Mestre em Gestão de Marketing e Comunicação Empresarial; docente, Universidade Rovuma, Nampula, Moçambique. https://orcid.org/0000-0002-6559-6808. E-mail: sgiquira@unirovuma.ac.mz

Manuel Marcos Aussene, Academia Militar Marechal Samora Machel

Graduado; mestrando em Administração e Regulação da Educação, Academia Militar Marechal Samora Machel, Nampula, Moçambique. https://orcid.org/0000-0003-1118-7694. E-mail: manuelaussene@gmail.com

Referências

Sunde RM. Impactos da pandemia da Covid-19 na saúde mental dos estudantes universitários. PSI UNISC. 2021; (5)2:33-46. DOI: https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i2.16348

Organização Mundial da Saúde‎ (OMS). Atualização Oficial Covid-19; Informações e esclarecimentos oficiais do governo sobre a COVID-19. [citado em 5 maio 2020]. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875.

Holmes EA et al. Multidisciplinary research priorities for the Covid-19 pandemic: a call for action for mental health science. Lancet Psychiatry. jun. 2020; (7)6:547-560. DOI: https://doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30168-1

Guambe JJJ. Efeitos da Pandemia de Covid19 sobre o turismo na África subsaariana e em Moçambique. AbeÁfrica: Revista da Associação Brasileira de Estudos Africanos. 2019; (3)3:59-78.

Sunde RM, Júlio ÓA, Nhaguaga MAF. O ensino remoto em tempos da pandemia da covid-19: desafios e perspectivas. Revista Epistemologia e Práxis Educativa. 2020;(3):1-11. DOI: https://doi.org/10.35265/2236-6717-208-9220

Goularte, JF, Serafim, SD, Colombo, R, Hogg, B, Caldieraro, M A et al. COVID-19 and mental health in Brazil: Psychiatric symptoms in the general population. Journal of Psychiatric Research. 2021; 132:32–37. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jpsychires.2020.09.021

Rodrigues, BB, Cardoso, RRJ, Peres, CHR, Marques, FF. Aprendendo com o Imprevisível: Saúde Mental dos Universitários e Educação Médica na Pandemia de Covid-19. RBEM. set. 2020; 44(sup.1):e0149. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200404

Liu S, Yang L, Zhang C, Xiang YT, Liu Z, Hu S, et al. Online mental health services in China during the COVID-19 outbreak. Lancet Psychiatry. 2020; 7(4):e17-e18. DOI: https://doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30077-8

Meo SA, Abukhalaf D, Alomar AA, Sattar K, Klonoff D. COVID-19 pandemic: impact of quarantine on medical students’ mental wellbeing and learning behaviors. Pak J Med Sci. 2020;36(S4):S43-S48. DOI: https://doi.org/10.12669/pjms.36.COVID19-S4.2809

Cao W, Fang Z, Hou G, Han M, Xu X, Dong J, et al. The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Psychiatry Res. 2020;287:1-5. DOI: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112934

UNICEF-MOÇAMBIQUE. Os impactos da COVID-19 nas crianças em Moçambique. Secção de Políticas Sociais, Avaliação e Pesquisas. Maputo, 2020;01:1-10.

Azungah T. Qualitative research: deductive and inductive approaches to data analysis. Qualitative Research Journal. 2018;18(4):383-400. DOI: https://doi.org/10.1108/QRJ-D-18-00035

Poupart J. A entrevista de tipo qualitativo: considerações epistemológicas, teóricas e metodológicas. In: A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes; 2008. p. 215-253.

Saldaña J. The Coding Manual of Qualitative Researchers. 2ª ed. London: SAGE Publishing Publications Ltd.; 2013.

World Health Organization. Rational use of personal protective equipment for coronavirus disease 2019 (Covid-19) - Interim guidance. 27, 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875

Sunde RM. Ansiedade e medo de contaminação pelo vírus da covid-19: sessões de terapia cognitivo-comportamental. Revista Científica Suwelani. 2021; 4(1):164-184.

Abad A, Abad TM. Covid-19: o fator psicológico. Integración Académica en Psicología. 2020; 8(23):4-10.

Fu W et al. Mental health of college students during the COVID-19 epidemic in China. J Affect Disord. fev.2021; 280:7-10. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jad.2020.11.032

Baloch G M et al. COVID-19: exploring impacts of the pandemic and lockdown on mental health of Pakistani students. PeerJ. 2021;1-15. DOI: https://doi.org/10.7717/peerj.10612

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

1.
Sunde RM, Giquira S, Aussene MM. Efeitos da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos universitários: caso de estudantes da Universidade Rovuma, Moçambique. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 30º de junho de 2022 [citado 25º de março de 2023];11(2):88-102. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/869

Edição

Seção

ARTIGOS