Resumo
Objetivo: avaliar os efeitos da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos estudantes universitários da Universidade Rovuma, em Moçambique. Metodologia: é um estudo qualitativo-epistemológico transversal, com o recurso da entrevista semi-estruturada, respondida em 2021 por seis estudantes da Universidade Rovuma-Moçambique, matriculados em diversos cursos. As entrevistas foram realizadas na universidade e levaram em média 55 minutos. Resultados: a pandemia da COVID-19 afetou seriamente a saúde mental dos estudantes universitários. O cancelamento das atividades presenciais impostas pela pandemia impactou na rotina dos estudantes por causa da mudança brusca e afastamento de colegas e professores. O medo de contaminação, a incerteza sobre o fim da pandemia e o retorno das aulas e o distanciamento social prolongado fizeram parte dos riscos à saúde mental. Com a retomada das aulas na modalidade remota, muitos estudantes passaram por outras experiências e dificuldades de aceder à plataforma porque muitos deles não possuíam meios (computador, tablet ou telemóvel) e internet de qualidade ou ainda por terem falta de domínio das tecnologias de informação e comunicação. Conclusão: neste período da pandemia da COVID-19, muitos estudantes passaram por experiências de estresse, ansiedade e medo de contaminação da doença. Não existem serviços de atendimento e apoio psicológico dentro da universidade para responder à demanda da pandemia e outras situações que impactam na saúde mental da comunidade universitária. Sugere-se assim que as universidades promovam serviços de apoio psicológico e de suporte social à comunidade acadêmica.
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