Efeitos da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos universitários: caso de estudantes da Universidade Rovuma, Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v11i2.869

Palavras-chave:

COVID-19, Saúde mental, Estudantes universitários, Moçambique

Resumo

Objetivo: avaliar os efeitos da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos estudantes universitários da Universidade Rovuma, em Moçambique. Metodologia: é um estudo qualitativo-epistemológico transversal, com o recurso da entrevista semi-estruturada, respondida em 2021 por seis estudantes da Universidade Rovuma-Moçambique, matriculados em diversos cursos. As entrevistas foram realizadas na universidade e levaram em média 55 minutos. Resultados: a pandemia da COVID-19 afetou seriamente a saúde mental dos estudantes universitários. O cancelamento das atividades presenciais impostas pela pandemia impactou na rotina dos estudantes por causa da mudança brusca e afastamento de colegas e professores. O medo de contaminação, a incerteza sobre o fim da pandemia e o retorno das aulas e o distanciamento social prolongado fizeram parte dos riscos à saúde mental. Com a retomada das aulas na modalidade remota, muitos estudantes passaram por outras experiências e dificuldades de aceder à plataforma porque muitos deles não possuíam meios (computador, tablet ou telemóvel) e internet de qualidade ou ainda por terem falta de domínio das tecnologias de informação e comunicação. Conclusão: neste período da pandemia da COVID-19, muitos estudantes passaram por experiências de estresse, ansiedade e medo de contaminação da doença. Não existem serviços de atendimento e apoio psicológico dentro da universidade para responder à demanda da pandemia e outras situações que impactam na saúde mental da comunidade universitária. Sugere-se assim que as universidades promovam serviços de apoio psicológico e de suporte social à comunidade acadêmica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Referências

Sunde RM. Impactos da pandemia da Covid-19 na saúde mental dos estudantes universitários. PSI UNISC. 2021; (5)2:33-46. DOI: https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i2.16348

Organização Mundial da Saúde‎ (OMS). Atualização Oficial Covid-19; Informações e esclarecimentos oficiais do governo sobre a COVID-19. [citado em 5 maio 2020]. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875.

Holmes EA et al. Multidisciplinary research priorities for the Covid-19 pandemic: a call for action for mental health science. Lancet Psychiatry. jun. 2020; (7)6:547-560. DOI: https://doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30168-1

Guambe JJJ. Efeitos da Pandemia de Covid19 sobre o turismo na África subsaariana e em Moçambique. AbeÁfrica: Revista da Associação Brasileira de Estudos Africanos. 2019; (3)3:59-78.

Sunde RM, Júlio ÓA, Nhaguaga MAF. O ensino remoto em tempos da pandemia da covid-19: desafios e perspectivas. Revista Epistemologia e Práxis Educativa. 2020;(3):1-11. DOI: https://doi.org/10.35265/2236-6717-208-9220

Goularte, JF, Serafim, SD, Colombo, R, Hogg, B, Caldieraro, M A et al. COVID-19 and mental health in Brazil: Psychiatric symptoms in the general population. Journal of Psychiatric Research. 2021; 132:32–37. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jpsychires.2020.09.021

Rodrigues, BB, Cardoso, RRJ, Peres, CHR, Marques, FF. Aprendendo com o Imprevisível: Saúde Mental dos Universitários e Educação Médica na Pandemia de Covid-19. RBEM. set. 2020; 44(sup.1):e0149. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200404

Liu S, Yang L, Zhang C, Xiang YT, Liu Z, Hu S, et al. Online mental health services in China during the COVID-19 outbreak. Lancet Psychiatry. 2020; 7(4):e17-e18. DOI: https://doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30077-8

Meo SA, Abukhalaf D, Alomar AA, Sattar K, Klonoff D. COVID-19 pandemic: impact of quarantine on medical students’ mental wellbeing and learning behaviors. Pak J Med Sci. 2020;36(S4):S43-S48. DOI: https://doi.org/10.12669/pjms.36.COVID19-S4.2809

Cao W, Fang Z, Hou G, Han M, Xu X, Dong J, et al. The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Psychiatry Res. 2020;287:1-5. DOI: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112934

UNICEF-MOÇAMBIQUE. Os impactos da COVID-19 nas crianças em Moçambique. Secção de Políticas Sociais, Avaliação e Pesquisas. Maputo, 2020;01:1-10.

Azungah T. Qualitative research: deductive and inductive approaches to data analysis. Qualitative Research Journal. 2018;18(4):383-400. DOI: https://doi.org/10.1108/QRJ-D-18-00035

Poupart J. A entrevista de tipo qualitativo: considerações epistemológicas, teóricas e metodológicas. In: A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes; 2008. p. 215-253.

Saldaña J. The Coding Manual of Qualitative Researchers. 2ª ed. London: SAGE Publishing Publications Ltd.; 2013.

World Health Organization. Rational use of personal protective equipment for coronavirus disease 2019 (Covid-19) - Interim guidance. 27, 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875

Sunde RM. Ansiedade e medo de contaminação pelo vírus da covid-19: sessões de terapia cognitivo-comportamental. Revista Científica Suwelani. 2021; 4(1):164-184.

Abad A, Abad TM. Covid-19: o fator psicológico. Integración Académica en Psicología. 2020; 8(23):4-10.

Fu W et al. Mental health of college students during the COVID-19 epidemic in China. J Affect Disord. fev.2021; 280:7-10. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jad.2020.11.032

Baloch G M et al. COVID-19: exploring impacts of the pandemic and lockdown on mental health of Pakistani students. PeerJ. 2021;1-15. DOI: https://doi.org/10.7717/peerj.10612

Publicado

30-06-2022

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

1.
Efeitos da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos universitários: caso de estudantes da Universidade Rovuma, Moçambique. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 30º de junho de 2022 [citado 29º de março de 2024];11(2):88-102. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/869