Microcefalia pelo Zika Vírus: as ações dos Poderes Legislativo e Executivo brasileiros no combate à epidemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v7i1.460

Palavras-chave:

Microcefalia, Zika Vírus, Saúde Pública, Legislação como Assunto

Resumo

Objetivo: O artigo aborda o tema da microcefalia pelo Zika Vírus e as ações que foram realizadas pelo Poder Legislativo e Executivo. Metodologia: Foi feito um estudo exploratório no Observatório da Saúde e suas diferentes categorias. Utilizou-se buscas em banco de dados do Senado federal e da Câmara dos Deputados Resultados: Foram encontrados 27 projetos de lei e uma medida provisória que foi transformada na Lei nº 13.301 de 2016. As categorias que ganharam destaque estão relacionadas a indenizações e benefícios, medicamentos e produtos para a saúde, exames de detecção e tratamento, vigilância em saúde, isenção de impostos, aborto e pesquisa. Destaca-se também as ações que foram efetuadas para o combate da emergência em saúde pública que se relacionam com a microcefalia pelo Zika, tais como a elaboração de portarias, guias, protocolos, ações de combate ao mosquito, entre outros. Conclusão: O estudo expõe que o Poder Legislativo por intermédio da apresentação de Projetos de Lei tem demonstrado preocupação especialmente com os surtos mais frequentes de Zika Vírus e enfermidades relacionadas. Há um trabalho de cooperação entre os poderes Legislativo e Executivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Arruda Barbosa, Fundação Oswaldo Cruz de Brasília

Bacharel em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília. Especialista em Direito Sanitário pela Fundação Oswaldo Cruz de Brasília. Brasília-Distrito Federal. Brasil.

Ivan Pricken de Bem

Mestre em Políticas Públicas em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz Brasília e atua como docente e pesquisador na mesma instituição.

Downloads

Publicado

02-04-2018

Como Citar

1.
Barbosa LA, de Bem IP. Microcefalia pelo Zika Vírus: as ações dos Poderes Legislativo e Executivo brasileiros no combate à epidemia. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 2º de abril de 2018 [citado 30º de novembro de 2022];7(1):127-46. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/460

Edição

Seção

ARTIGOS