A Atuação das Comissões Intergestores Bipartite de Minas Gerais e Rio de Janeiro frente ás necessidades de Saúde (2012-2013)
DOI:
https://doi.org/10.17566/ciads.v5i4.281Palavras-chave:
Comissão Intergestores Bipartite. Sistema de saúde. Legislação Sanitária. Minas Gerais. Rio de Janeiro.Resumo
Introdução: O presente artigo tem como objetivo verificar a atuação das Comissões Intergestores Bipartite de Minas Gerais e do Rio de Janeiro frente as especificidades de saúde locais nos anos de 2012 e 2013. Método: Apresenta uma pesquisa qualiquantitativa por meio da análise documental das Resoluções das Comissões Intergestores Bipartite dos estados disponíveis na internet por meio dos sites eletrônicos. Resultados: Através da análise comparativa realizada com os dados obtidos é possível concluir que ambos os estados possuem especificidades locais distintas, sendo o destaque de Minas Gerais programas estaduais voltados para a Saúde Indígena e o do Rio de Janeiro ações voltadas para a melhoria da Atenção Especializada. Conclusão: As Comissões Intergestores Birpatite têm desempenhado um papel fundamental na formulação de políticas públicas visando a melhoria de saúde da população, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, os resultados desse estudo poderão servir de orientação para as Comissões dos estados na formulação de novas políticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) e coautores(as) retêm os direitos de copyright, mas cedem o direito à primeira publicação a Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS).
CIADS adota a CC Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) desde janeiro de 2023. Com essa licença, é permitido compartilhar e adaptar o material, conferindo os devidos créditos de autoria e menção ao Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário. Até 2022, a licença era Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.