A Atuação das Comissões Intergestores Bipartite de Minas Gerais e Rio de Janeiro frente ás necessidades de Saúde (2012-2013)

Autores

  • Mayara Nepomuceno Corrêa dos Santos Fundação Oswaldo Cruz
  • Ivan Pricken de Bem Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v5i4.281

Palavras-chave:

Comissão Intergestores Bipartite. Sistema de saúde. Legislação Sanitária. Minas Gerais. Rio de Janeiro.

Resumo

Introdução: O presente artigo tem como objetivo verificar a atuação das Comissões Intergestores Bipartite de Minas Gerais e do Rio de Janeiro frente as especificidades de saúde locais nos anos de 2012 e 2013. Método: Apresenta uma pesquisa qualiquantitativa por meio da análise documental das Resoluções das Comissões Intergestores Bipartite dos estados disponíveis na internet por meio dos sites eletrônicos. Resultados: Através da análise comparativa realizada com os dados obtidos é possível concluir que ambos os estados possuem especificidades locais distintas, sendo o destaque de Minas Gerais programas estaduais voltados para a Saúde Indígena e o do Rio de Janeiro ações voltadas para a melhoria da Atenção Especializada. Conclusão: As Comissões Intergestores Birpatite têm desempenhado um papel fundamental na formulação de políticas públicas visando a melhoria de saúde da população, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, os resultados desse estudo poderão servir de orientação para as Comissões dos estados na formulação de novas políticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Nepomuceno Corrêa dos Santos, Fundação Oswaldo Cruz

Graduanda no Curso de Gestão em Saúde Coletiva na Universidade de Brasília. Bolsista do Programa de Direito Sanitário da Fundação Oswaldo Cruz . 

Ivan Pricken de Bem, Fundação Oswaldo Cruz

Mestrando em Políticas Públicas de Saúde (FIOCRUZ) e Especialista em Direito Sanitário (FIOCRUZ)

Downloads

Publicado

23-12-2016

Como Citar

1.
Corrêa dos Santos MN, de Bem IP. A Atuação das Comissões Intergestores Bipartite de Minas Gerais e Rio de Janeiro frente ás necessidades de Saúde (2012-2013). Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 23º de dezembro de 2016 [citado 31º de janeiro de 2023];5(4):112-2. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/281

Edição

Seção

ARTIGOS