O Congresso Nacional brasileiro e a produção legislativa em saúde na 55º legislatura

Autores

  • Lohanne Nascimento Vieira Fundação Oswaldo Cruz Brasília Autor
  • Ivan Pricken de Bem Fundação Oswaldo Cruz Brasília Autor

Palavras-chave:

Produção normativa em saúde, Brasil, Participação social em saúde, Tecnologia e informação

Resumo

Objetivo: Conhecer a temática das principais proposições em saúde no Congresso Nacional por meio da análise das atividades legislativas cadastradas no Observatório de Saúde no Legislativo (OSL), espaço virtual destinado a propiciar o acesso, compreensão, participação e acompanhamento da população às matérias em tramitação. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo quantitativo de caráter descritivo-exploratório. Os subsídios para a pesquisa foram obtidos no banco de dados secundários do site do Observatório da Saúde no Legislativo. Para análise, foram consideradas as duas categorias mais legisladas durante a 55º legislatura (janeiro de 2015 a julho semestre de 2017). Os dados brutos foram submetidos a tabulação em Planilha Eletrônica Microsoft Excel. Resultados: Entre as categorias, as mais legisladas durante o período abordam novas políticas e competências ao Sistema Único de Saúde (SUS) (202 proposições) e Medicamentos, Vacinas, Insumos, Produtos para a Saúde (167 proposições). As duas temáticas englobam uma vasta variação de subtemáticas, descritas entre financiamento, administração e planejamento, terapias e exames, controle sanitário e repelente. Tais proposições são sugerem possíveis soluções para as demandas relacionadas a estes temas. Conclusão: Verificou-se uma intensa produção legislativa voltada às novas políticas e competências do SUS e medicamentos, Vacinas, Insumos, Produtos para a Saúde. O Observatório em Saúde no Legislativo se apresenta como um mecanismo democrático com objetivo de incentivar a participação deliberativa de cidadãos na produção e tramitação legislativa em saúde no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lohanne Nascimento Vieira, Fundação Oswaldo Cruz Brasília

    Graduanda em Saúde Coletiva; Estudante de Iniciação Científica da Fundação Oswaldo Cruz Brasília, Brasília, DF, Brasil. 

  • Ivan Pricken de Bem, Fundação Oswaldo Cruz Brasília

    Mestre em Políticas Públicas em Saúde; Docente e Pesquisador Colaborador do Programa de Direito Sanitário na Fundação Oswaldo Cruz Brasília, Brasília, DF, Brasil. 

Downloads

Publicado

29-12-2017

Edição

Seção

ANAIS

Como Citar

1.
O Congresso Nacional brasileiro e a produção legislativa em saúde na 55º legislatura. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 29º de dezembro de 2017 [citado 27º de abril de 2024];6:77-8. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/1051