Limitações éticas à prescrição de medicamentos: dos impactos no protocolo SUS ao posicionamento do Poder Judiciário
PDF (Portugués)

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v2i2.89

Cómo citar

1.
Limitações éticas à prescrição de medicamentos: dos impactos no protocolo SUS ao posicionamento do Poder Judiciário. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 2013 Dec. 20 [cited 2026 Jan. 19];2(2):365-80. Available from: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/89

Resumen

Examinam-se as questões éticas envolvendo a prescrição de medicamentos experimentais, a partir das relações estabelecidas entre médicos e laboratórios, a fim de averiguar seus eventuais impactos nos protocolos clínicos determinados pelo Sistema Único de Saúde, bem como perquirir o posicionamento do Poder Judiciário no que tange à questão. Assim, aborda-se, primeiramente, a questão ética, a partir do Código de Ética Médica vigente e das resoluções do Conselho Federal de Medicina que disciplinam a matéria. Ato contínuo, são perscrutados os protocolos clínicos relacionados a diagnóstico e tratamento oncológico. Ao final, enfrenta-se criticamente o posicionamento do Poder Judiciário, apontando a relevância do direito fundamental ao contraditório nas demandas que envolvem medicamentos considerados de alta complexidade. Para a consecução do presente trabalho, utilizou-se o método de abordagem dedutivo, o de procedimento analítico por meio da técnica de pesquisa indireta.

PDF (Portugués)

Las personas autoras conservan los derechos de autor sobre sus obras y conceden a los Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) el derecho de primera publicación.

Los artículos publicados se encuentran bajo la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Esta licencia permite el uso, la distribución y la reproducción en cualquier medio, siempre que se cite adecuadamente la autoría original y la fuente de publicación.