Resumen
O presente artigo tem como objetivo demonstrar a importância da humanização no atendimento ao paciente, analisando a integração entre as políticas nacionais de humanização (teoria) e os profissionais que atuam na atenção primária (prática), especialmente no trato aos pacientes portadores de HIV/aids, com enfoque na aplicação dos princípios da ética e bioética. Cuida-se de um tema relativamente novo na literatura. São abordadas, de forma sucinta, as principais características da Política Nacional de Humanização (PNH) do Sistema Único de Saúde (SUS), os fundamentos da ética e bioética e sua aplicação aos profissionais da saúde no trato com pacientes em geral, sobretudo naqueles portadores de HIV/aids. Trata-se de uma pesquisa do tipo revisão de literatura e estudo descritivo-qualitativo.
Autores y coautores conservan los derechos de autor, pero ceden el derecho de primera publicación a Cuadernos Iberoamericanos de Derecho Sanitario (CIADS).
CIADS adoptó la licencia CC Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) desde enero de 2023. Con esta licencia es posible compartir y adaptar los artículos, confiriendo los créditos de autoría y mención a Cuadernos Iberoamericanos de Derecho Sanitario. Hasta 2022, la licencia era Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International