Resumo
O presente artigo tem como objetivo demonstrar a importância da humanização no atendimento ao paciente, analisando a integração entre as políticas nacionais de humanização (teoria) e os profissionais que atuam na atenção primária (prática), especialmente no trato aos pacientes portadores de HIV/aids, com enfoque na aplicação dos princípios da ética e bioética. Cuida-se de um tema relativamente novo na literatura. São abordadas, de forma sucinta, as principais características da Política Nacional de Humanização (PNH) do Sistema Único de Saúde (SUS), os fundamentos da ética e bioética e sua aplicação aos profissionais da saúde no trato com pacientes em geral, sobretudo naqueles portadores de HIV/aids. Trata-se de uma pesquisa do tipo revisão de literatura e estudo descritivo-qualitativo.
Autores(as) e coautores(as) retêm os direitos de copyright, mas cedem o direito à primeira publicação a Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS).
CIADS adota a CC Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) desde janeiro de 2023. Com essa licença, é permitido compartilhar e adaptar o material, conferindo os devidos créditos de autoria e menção ao Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário. Até 2022, a licença era Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.