Diálogos para efetivação do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais
PDF (Portuguese)

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v2i2.87

How to Cite

1.
Diálogos para efetivação do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 2013 Dec. 20 [cited 2026 Feb. 17];2(2):339-47. Available from: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/87

Abstract

Desde a promulgação da Constituição de 1988, a saúde é tratada como direito fundamental que deve ser instituído através de políticas públicas. Entretanto, não deixa de ser um direito subjetivo público, que permite ao cidadão o seu pleito, inclusive pela via judicial, quando as políticas públicas implementadas em sua região não forem suficientes. O fenômeno Judicialização vem crescendo de forma exponencial no Brasil. Minas Gerais já sofre com os impactos financeiros causados e procura minimizar os efeitos negativos dessa demanda crescente, principalmente no que diz respeito aos atrasos no cumprimento de ações que geram o desgaste do cidadão e, até mesmo, a incidência de multas por demora no cumprimento. Com base nesta premissa, foram realizados vários diálogos entre a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, o Ministério Público e o Poder Judiciário dos quais resultou uma proposta de mudança na estrutura dos órgãos de atendimento que busca responder de forma mais eficaz e eficiente as demandas judiciais.

PDF (Portuguese)

Authors retain the copyright to their works and grant the Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) the right of first publication.

All published articles are licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). This license permits use, distribution, and reproduction in any medium, provided that the original authorship and the source of publication are properly cited.