Perfil de atendimento em Centro de Atenção Psicossocial durante a pandemia da COVID-19: uma análise retrospectiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v11i2.893

Palavras-chave:

Saúde Mental, Pandemias, COVID-19, Perfil de Saúde

Resumo

Objetivo: caracterizar o perfil de usuários atendidos presencialmente no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Boa Vista, em Curitiba, no Paraná, a partir da decretação da pandemia de COVID-19 e mudanças nos protocolos de atendimento presencial. Metodologia: pesquisa documental, descritiva, com delineamento retrospectivo e abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu em registros administrativos e gerenciais no período de março a outubro de 2020. Resultados: houve uma incidência do perfil masculino, com média de idade de 40 anos, portadores de transtorno mental, por busca espontânea ao CAPS e o maior número dos acolhimentos foi atendido por psicólogos, sem a necessidade de encaminhamentos a outros serviços. Conclusão: o funcionamento e perfil de atendimento no CAPS foram alterados devido às modificações no atendimento durante a pandemia, necessárias para manter os padrões sanitários recomendados pelas autoridades.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Costa Benatto, Fundação Estatal de Atenção à Saúde

    Mestre em Psicologia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil; coordenador, CAPS Boa Vista, Curitiba, Paraná, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0707-0314. E-mail: marcelo.c.benatto@gmail.com

  • Suellen Merencio da Silva, Fundação Estatal de Atenção à Saúde

    Graduada em Terapia Ocupacional, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil; terapeuta ocupacional, CAPS Boa Vista, Curitiba, Paraná, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9045-0739. E-mail: suellenmerencio@gmail.com

  • Derdried Athanasio Johann, Instituto Federal do Paraná

    Doutora em Enfermagem, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil; enfermeira, Espaço Saúde, Instituto Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil; professora adjunta, Departamento de Políticas Públicas, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4525-830X. E-mail: derdried.johann@ifpr.edu.br

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Publicado

30-06-2022

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

1.
Perfil de atendimento em Centro de Atenção Psicossocial durante a pandemia da COVID-19: uma análise retrospectiva. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 30º de junho de 2022 [citado 29º de março de 2024];11(2):103-17. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/893