O Direito à Saúde como um direito humano em Moçambique

Autores

  • Orquídia Massarongo-Jona Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane Autor

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v5i0.348

Palavras-chave:

Direito à Saúde. Direitos Humanos. Discriminação. Acessibilidade

Resumo

O presente artigo analisa a questão do acesso e disponibilidades dos serviços de saúde e medicamentos essências como componentes do direito à saúde, concentrando-se nas obrigações do Estado moçambicano resultantes dos instrumentos internacionais de direitos humanos em particular na vertente dos direitos económicos, socais e culturais, tendo em conta a vulnerabilidade da população moçambicana para doenças endémicas, em particular a malária. A abordagem considera a recente avaliação de desempenho de Moçambique relativa aos direitos humanos no que concerne ao direito à saúde através do Mecanismo de Revisão Periódica Universal. O artigo foca nos 4 critérios de abordagem dos Direitos Humanos fixados pela ONU e que constituem a base da avaliação da situação do direito a saúde em Moçambique: Disponibilidade, Acessibilidade, Aceitabilidade e Qualidade (DAAQ) e como o quadro legal moçambicano vigente responde as obrigações internacionais de protecção do direito à saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Orquídia Massarongo-Jona, Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane
    Estudante em nível de Docente na Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Doutoramento em Direitos Humanos na Universidade de Ghent – Bélgica na área de Saúde Sexual e Reprodutiva. Possui Mestrado em Direito do Comércio Internacional, Universidade de Stellenbosch, África do Sul (2003). É Coordenadora do Projecto de Direitos Humanos e do Mestrado em Direitos Humanos no âmbito do Programa Desafio (Cooperação interuniversitária entre a UEM e Universidades Flamengas). Pesquisadora com interesse na área Direito da Saúde, Direitos humanos das mulheres e Direitos Humanos e Negócios. Membro da Comissão Nacional de Bioética para Saúde e Vice-Presidente do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados de Moçambique. Membro da Rede de Universidades do Programa de Direitos Humanos e Democratização em África em parceria com a Universidade de Pretória (África do Sul). É Coordenadora (Organizadora) da Revista de Direitos Humanos editada pelo Centro de Direitos Humanos da UEM

Referências

Ibrahim, F. Curso de Direito Previdenciário, Rio de Janeiro: Impetus, 2009

OMS, Folha Informativa Geral sobre o Direito à Saúde. Diploma Ministerial 54/2010, de 23 de Março. Disponível em http://www.who.int/selection_medicines/list/en/ [Acesso: 25 set 2016].

Humenhuk, H. O direito à saúde no Brasil e a teoria dos direitos fundamentais. Jus Navigandi, Teresina, 9 (22):227, Disponível em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/4839>, Acesso em 18 set 2016.

MOZAMBIQUE. Ministério da Saúde-MISAU. Plano Estratégico da Malária 2012-2016, Ministério da Saúde (PNCM), Disponível em http://www.misau.gov.mz/pt/programas/malaria/relatorio_de_malaria_2007. Acesso em 23 nov 2010.

Pessoa, E. A Constituição Federal e os Direitos Sociais Básicos ao Cidadão Brasileiro. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 89, jun 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9623>. Acesso em 14 set 2016.

Moura Gomes, J. (2009). Acesso a medicamentos como direito humano. Tese de doutoramento defendida junto a Universidade de São Paulo-USP, 2009.

Mitano, F., Ventura, CAA., Lima, MCRAD., Balegamire, JB., Palha, PF. Direito à Saúde:(in) congruência entre o arcabouço jurídico e o sistema de saúde. Revista latino-americana de enfermagem, 24(1):1-7, 2016.

OMS. Preâmbulo da Constituição da OMS, Disponível em <http://apps.who.int/gb/bd/PDF/bd47/EN/constitution-en.pdf?ua=1> Acesso: 16 set 2016.

Hunt, P.; Khosla, R. Acesso a medicamentos como um direito humano. Sur, Rev. int. direitos human. 5(8), 2008.

Kinney, E. D. The International Human Right to Health: What Does This Mean for Our Nation and World?. Indiana Law Review, 34: 1457, 2001.

Arroz, J (2016), Aumento dos Casos de Malária em Moçambique 2014: epidemia ou novo padrão de endemicidade?. Rev. de Saúde Pública (RSP), 50(5):2, 2016.

MOZAMBIQUE. Ministério da Saúde-MISAU. Programa Nacional de Controle da Malária: Plano Estratégico da Malária 2012-2016. Disponível em: http://www.misau.gov.mz/pt/programas/malaria. Acesso: 25 set 2016

Meneses, MPG. Medicina tradicional, biodiversidade e conhecimentos rivais em Moçambique. Disponível em < http://www.ces.uc.pt/publicacoes/oficina/150/150.pdf > Acesso em 28 set 2016

Alston, P.; Goodman, R., International Human Rights: The Successor to International Human Rights in Context: Law, Politics and Morals. England: Oxford University Press, 2013.

Downloads

Publicado

30-12-2016

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

1.
O Direito à Saúde como um direito humano em Moçambique. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 30º de dezembro de 2016 [citado 20º de abril de 2024];5:152-64. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/348