Gestão participativa nas políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde: principais componentes e desafios.
PDF (Portuguese)

Keywords

Gestão Participativa em Saúde. Conselhos de Saúde
Conferências de Saúde
Ouvidoria do SUS.

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v4i2.177

How to Cite

1.
Gestão participativa nas políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde: principais componentes e desafios. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 2015 Jun. 30 [cited 2026 Jan. 23];4(2):120-42. Available from: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/177

Abstract

Tendo como premissa o entendimento de que a participação social nas decisões do Estado é condição essencial para o exercício da saúde em sua concepção ampliada, o Movimento de Reforma Sanitária liderou um processo de constantes lutas pela redemocratização do país e das políticas de saúde. Como desdobramento, a participação social nas políticas de saúde tornou-se norma constitucional e fomentou a criação da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do SUS, entendendo os mecanismos de gestão participativa como estratégias transversais que possibilitam a formulação e a deliberação pelo conjunto de atores no processo de controle social. Foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura sobre o tema da gestão participativa nas políticas de saúde, focalizando os componentes “A Gestão Participativa e o Controle Social no SUS” e “A Ouvidoria do SUS”, da ParticipaSUS. Para tanto, foram consultados artigos científicos, teses e dissertações nas bases de dados Scielo, Lilacs e Bireme. A gestão democrática e participativa em saúde engloba o adequado funcionamento dos mecanismos institucionalizados de participação social, ampliando a legitimidade das ações governamentais e fomentando a equidade e a transformação das ações em saúde. A ampliação da participação social em saúde enfrenta muitos desafios que requerem proatividade do Estado e da Sociedade e a integração dos mesmos com vistas a aprimorar e garantir a eficácia dos mecanismos de participação e promover a reorientação do modelo assistencial em saúde. Este trabalho objetiva analisar instrumentos de gestão participativa utilizados no âmbito do SUS, reconhecendo a importância da participação social neste processo e delineando os principais desafios à implementação de dois componentes da ParticipaSUS.

PDF (Portuguese)

Authors retain the copyright to their works and grant the Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) the right of first publication.

All published articles are licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). This license permits use, distribution, and reproduction in any medium, provided that the original authorship and the source of publication are properly cited.