Segurança do paciente: compreensão de estudantes de enfermagem, medicina e direito acerca do erro assistencial ao paciente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v10i4.800

Palavras-chave:

Educação, Assistência ao Paciente, Segurança do Paciente, Estudantes de Enfermagem, Estudantes de Medicina

Resumo

Objetivo: analisar o nível de compreensão dos estudantes de graduação em enfermagem, medicina e direito sobre o erro assistencial e a sua relação com a segurança do paciente. Metodologia: estudo quantitativo com delineamento transversal, realizado com 117 estudantes de uma universidade federal do sul do Brasil. A coleta de dados foi realizada através da aplicação da Escala do Erro Assistencial, elaborada e validada pelos autores do estudo. A análise dos dados foi realizada com auxílio de software estatístico, por meio da estatística descritiva e teste Kruskal-Wallis, com realização do post hoc, para verificar diferenciação de respostas dos três grupos de estudantes pesquisados. Resultados: em comparação com os demais cursos do estudo, os estudantes de enfermagem mostraram maior desenvolvimento sobre os pilares que favorecem a cultura de segurança do paciente. Conclusão: faz-se necessário a abordagem das questões referentes ao erro assistencial nos cursos pesquisados visando aprimorar a assistência e realizando um cuidado de qualidade.

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Biografia do Autor

  • Gabriela do Rosário Paloski, Universidade Federal do Rio Grande

    Mestranda, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3391-2076. E-mail: gabipaloski@outlook.com

  • Jamila Geri Tomaschewski-Barlem, Universidade Federal do Rio Grande

    Doutora em Enfermagem, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil; Professora Adjunta, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9125-9103. E-mail: jamila_tomaschewski@hotmail.com

  • Edison Luiz Devos Barlem, Universidade Federal do Rio Grande

    Doutor em Enfermagem, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, RS, Brasil; Professor Adjunto, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6239-8657. E-mail: ebarlem@gmail.com

  • Aline Neutzling Brum, Universidade Federal do Rio Grande

    Mestre em Tropical International Agriculture - Agrobusiness, Georg August Universitaet Goettingen, Alemanha; Doutoranda, Programa Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9686-9602. E-mail: neutzling@live.de

  • Ana Paula Mousinho Tavares, Universidade Federal do Rio Grande

    Mestre em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil, Doutoranda, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6269-9705. E-mail: anapaulamousinho09@gmail.com

  • Glaucia Dal Omo Nicola, Universidade Federal do Rio Grande

    Mestre em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil; Doutoranda, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1337-6739. E-mail: glaucianicola@hotmail.com 

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Publicado

16-11-2021

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

1.
Segurança do paciente: compreensão de estudantes de enfermagem, medicina e direito acerca do erro assistencial ao paciente. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 16º de novembro de 2021 [citado 17º de junho de 2024];10(4):66-83. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/800