Ouvidoria Ativa do Ministério da Saúde: aprimoramento de uma gestão democrática

Autores

  • Rebecca Lucena Theophilo
  • Sandra Mara Campos Alves

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v2i2.76

Resumo

Dentre as competências da Ouvidoria do SUS, destaca-se a de implementar politicas de participação da sociedade para avaliação dos serviços prestados em saúde. Com esse intuito, o Ministério da Saúde implementa a Ouvidoria Ativa, cujo objetivo é buscar informações avaliativas junto aos cidadãos que realizaram procedimentos ambulatoriais de alta complexidade ou obtiveram autorização para internação hospitalar. A CartaSUS é o instrumento de contato entre a Ouvidoria e o cidadão, por meio do qual o usuário poderá avaliar o atendimento e os serviços prestados nos hospitais da rede pública de saúde e das unidades conveniadas, sendo o Disque Saúde, canal gratuito que atende pelo número 136, o principal canal de entrada dessas respostas.

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Publicado

20-12-2013

Como Citar

1.
Theophilo RL, Alves SMC. Ouvidoria Ativa do Ministério da Saúde: aprimoramento de uma gestão democrática. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 20º de dezembro de 2013 [citado 28º de outubro de 2021];2(2):182-93. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/76

Edição

Seção

Saúde, cidadania e democracia

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