Lei da fosfoetanolamina sintética no Brasil

Autores

  • Luana Dias Costa Escola Fiocruz de Governo (EFG) Autor
  • Sandra Mara Campos Alves Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Brasil. Autor

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v7i1.468

Palavras-chave:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Regulamentação Governamental, Poder Judiciário

Resumo

Objetivo: O objetivo foi analisar o contexto em que foi proposto e aprovado o diploma legal que autorizou o fornecimento da fosfoetanolamina sintética à luz da legislação brasileira. Metodologia: Tratou-se de um estudo descritivo-analítico, considerando que foi feita uma revisão teórica das informações disponíveis sobre o projeto de Lei da Câmara PL nº 4.639/2016, no Senado Federal PLC nº 3/2016 e da Lei da Fosfoetanolamina, Lei nº 13.269, de 13 de abril de 2016, além da revisão normativa das atribuições e competências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resultados: Ocorreu uma substituição de todo o arcabouço jurídico por legislação ordinária de efeitos concretos. Conclusão: A atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi desconsiderada, já que cabe à agência realizar todos os testes e, posteriormente, liberar o medicamento para o consumo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luana Dias Costa, Escola Fiocruz de Governo (EFG)
    Especializando em Direito Sánitario pela Escola Fiocruz de Governo, Graduada em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília.
  • Sandra Mara Campos Alves, Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Brasil.
    Doutoranda em Saúde Coletiva (UnB), atualmente é pesquisadora colaboradora e docente do Programa de Direito Sanitário da Fundação Oswaldo Cruz Brasília.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

02-04-2018

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

1.
Lei da fosfoetanolamina sintética no Brasil. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 2º de abril de 2018 [citado 28º de março de 2024];7(1):215-28. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/468

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>