A emergência do conceito saúde global: perspectivas para o campo da saúde coletiva
PDF

Palavras-chave

Saúde Global
Saúde Internacional
Saúde Mundial
Saúde Pública Global

Como Citar

1.
A emergência do conceito saúde global: perspectivas para o campo da saúde coletiva. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 23º de dezembro de 2016 [citado 27º de julho de 2024];5(4):145-5. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/319

Resumo

Introdução: Nos últimos anos temos presenciado a emergência de novos termos no debate acadêmico e político da saúde coletiva, tais como: ‘’saúde global’’, “bens públicos globais’’, ‘’governança global em saúde’’, ‘’saúde pública global’’, ‘’diplomacia da saúde’’, ‘’cooperação internacional’’. Este trabalho teve como objetivo analisar o desenvolvimento histórico do conceito “saúde global” e as perspectivas desta nova concepção na pesquisa e na prática da saúde coletiva. Métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica nas bases BVS, Pubmed, Scielo e Scopus, identificados 514 trabalhos e selecionados 36 artigos científicos diretamente relacionados com o objeto de análise. Também foram selecionados documentos nos sites das organizações internacionais de saúde. Resultados: Observou-se que a concepção de “saúde global” refere-se à saúde como um fenômeno transnacional ligado à globalização, que traz como principal desafio pensar a saúde pública para além das relações internacionais entre países. Conclusão: As organizações internacionais de saúde ganham especial importância  no desenvolvimento da concepção de “saúde global”, e suas novas perspectivas de aplicação no âmbito da saúde pública , são a diplomacia da saúde, a cooperação internacional e a governança da saúde global.       

PDF

 

Autores(as) e coautores(as) retêm os direitos de copyright, mas cedem o direito à primeira publicação a Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS). 

CIADS adota a CC Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) desde janeiro de 2023. Com essa licença,  é permitido compartilhar e adaptar o material,  conferindo os devidos créditos de autoria e menção ao Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário. Até 2022, a licença era Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.