A emergência do conceito saúde global: perspectivas para o campo da saúde coletiva

Autores

  • João Roberto Cavalcante Sampaio Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde http://orcid.org/0000-0003-2070-3822
  • Miriam Ventura Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v5i4.319

Palavras-chave:

Saúde Global, Saúde Internacional, Saúde Mundial, Saúde Pública Global,

Resumo

Introdução: Nos últimos anos temos presenciado a emergência de novos termos no debate acadêmico e político da saúde coletiva, tais como: ‘’saúde global’’, “bens públicos globais’’, ‘’governança global em saúde’’, ‘’saúde pública global’’, ‘’diplomacia da saúde’’, ‘’cooperação internacional’’. Este trabalho teve como objetivo analisar o desenvolvimento histórico do conceito “saúde global” e as perspectivas desta nova concepção na pesquisa e na prática da saúde coletiva. Métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica nas bases BVS, Pubmed, Scielo e Scopus, identificados 514 trabalhos e selecionados 36 artigos científicos diretamente relacionados com o objeto de análise. Também foram selecionados documentos nos sites das organizações internacionais de saúde. Resultados: Observou-se que a concepção de “saúde global” refere-se à saúde como um fenômeno transnacional ligado à globalização, que traz como principal desafio pensar a saúde pública para além das relações internacionais entre países. Conclusão: As organizações internacionais de saúde ganham especial importância  no desenvolvimento da concepção de “saúde global”, e suas novas perspectivas de aplicação no âmbito da saúde pública , são a diplomacia da saúde, a cooperação internacional e a governança da saúde global.       

Biografia do Autor

João Roberto Cavalcante Sampaio, Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde

Bacharel em saúde coletiva, especialista em direito e saúde e saúde da família. Consultor internacional para a Organização Pan-Americana da Saúde para o Ministério da Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Brasília – Distrito Federal. Brasil.

Miriam Ventura, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em saúde pública. Professora adjunta do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro – Rio de Janeiro. Brasil.

Downloads

Publicado

23-12-2016

Como Citar

1.
Cavalcante Sampaio JR, Ventura M. A emergência do conceito saúde global: perspectivas para o campo da saúde coletiva. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 23º de dezembro de 2016 [citado 4º de agosto de 2021];5(4):145-5. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/319

Edição

Seção

ARTIGOS