Atuação do Ministério Público do Trabalho relacionada à saúde do trabalhador e meio ambiente de trabalho na Justiça do Trabalho (2000-2014)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v5i1.234

Palavras-chave:

Saúde do Trabalhador, Ambiente de Trabalho, Tutela Inibitória, Justiça do Trabalho

Resumo

O estudo analisa as sentenças proferidas nas Ações Civis Públicas propostas pelo Ministério Público do Trabalho nas Varas Trabalhistas da 10ª Região (Distrito Federal e Tocantins), relacionadas à saúde do trabalhador e meio ambiente de trabalho, no período de 2000 a 2014, verificando suas características e a repercussão da Emenda Constitucional nº 45, de 2004. Trata-se de pesquisa quantitativa e qualitativa, por meio de banco de dados secundário, do sítio do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. Das 633 sentenças proferidas, 70 tratam de saúde do trabalhador e ambiente de trabalho, notando-se intensificação da atuação do Ministério Público do Trabalho após a Reforma do Judiciário. Quanto à atividade econômica da empresa demandada, predominou a construção civil e atividades relacionadas a ela; quanto ao objeto, houve predomínio de inobservância dos limites legais para duração da jornada de trabalho. Quando à norma jurídica, foram invocadas com maior frequência os artigos da Constituição e a norma relacionada com equipamento de proteção individual. Verificou-se elevada frequência de deferimento da antecipação dos efeitos da tutela e julgamento com procedência da ação. Apesar dessa atuação, os índices de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais têm progredido tanto em nível regional quanto nacional, exigindo coalizão do poder público em prol dessa questão de saúde pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-03-2016

Como Citar

1.
Diniz CDC, Romero LCP. Atuação do Ministério Público do Trabalho relacionada à saúde do trabalhador e meio ambiente de trabalho na Justiça do Trabalho (2000-2014). Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 31º de março de 2016 [citado 31º de janeiro de 2023];5(1):21-40. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/234

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)