Direitos Humanos à Água e ao Saneamento e a Política de Saneamento Básico no Brasil

Autores

  • Juliana de Senzi Zancul Fundação Nacional de Saúde - Funasa Autor

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v4i2.151

Palavras-chave:

Saneamento Básico, Direitos Humanos, Políticas Públicas

Resumo

Em 2010, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu expressamente o acesso à água e ao saneamento como direitos humanos fundamentais, levando os Estados a definirem, obrigatoriamente, ações afirmativas, visando à garantia da realização desses direitos de forma progressiva. No Brasil, a elaboração dos atuais marcos regulatórios da Política Federal de Saneamento Básico foi contemporânea ao debate internacional que culminou no reconhecimento dos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento. A partir de tais considerações, este trabalho tem como objetivo identificar em que medida os princípios e as diretrizes relativos aos referidos direitos estão incorporados na Política Federal de Saneamento Básico. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado por meio da análise documental. Como resultados são apontados aspectos convergentes, complementares e divergentes nos documentos analisados, e nas considerações são abordados desafios do Brasil no cumprimento dos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana de Senzi Zancul, Fundação Nacional de Saúde - Funasa

    Arquiteta e Urbanista, mestre em Arquitetura e Urbanismo. Analista de Infraestrutura na área de Saneamento Básico, Fundação Nacional de Saúde – Funasa. Ministério da Saúde. Brasília, DF - Brasil.

Downloads

Publicado

30-06-2015

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

1.
Direitos Humanos à Água e ao Saneamento e a Política de Saneamento Básico no Brasil. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 30º de junho de 2015 [citado 19º de abril de 2024];4(2):23-46. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/151