Análise da importância da construção do vínculo em uma comunidade de extrema vulnerabilidade social: limitações e relato de experiência
Palavras-chave:
Saúde Pública, Educação em Saúde, Atenção à SaúdeResumo
O presente trabalho apresenta a importância do vínculo com a comunidade e como este fator é essencial na construção de ações em saúde e na melhoria dos serviços perante a população, buscando propiciar mais autonomia a ela e integração dos saberes científico e popular. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, do projeto de extensão intitulado “Saberes e Práticas de Saúde no Contexto de uma Comunidade em Vulnerabilidade Social”, desenvolvido no município de Arapiraca-AL, Brasil. Foram realizadas ações na comunidade e ao final de cada ação, foi aberto um espaço de fala para os participantes expressarem suas perspectivas, aprendizados e experiências de vida, demonstrando confiança no compartilhamento das vivências. O presente estudo possibilitou conhecer as concepções dos moradores da comunidade em relação às práticas e saberes em saúde, e reconhecer o papel do intercâmbio de conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores(as) e coautores(as) retêm os direitos de copyright, mas cedem o direito à primeira publicação a Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS).
CIADS adota a CC Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) desde janeiro de 2023. Com essa licença, é permitido compartilhar e adaptar o material, conferindo os devidos créditos de autoria e menção ao Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário. Até 2022, a licença era Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.