O Palco Regulatório das Patentes Farmacêuticas: Licença Compulsória como Ferramenta Regulatória apoiada em PD&I

Autores

  • Márcio Iorio Aranha Universidade de Brasília Autor

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v5i3.325

Palavras-chave:

Direito à saúde. PD&I. TRIPS. Licença compulsória. Regulação

Resumo

O direito à saúde garantido por intermédio do acesso a medicamentos estratégicos passou por um teste decisivo no início da década de 2000, quando os Estados Unidos e a União Europeia se posicionaram em frontal colisão com países em desenvolvimento, em especial África do Sul e Brasil, sobre a extensão do instituto jurídico da licença compulsória prevista no Acordo TRIPS. O presente artigo insere a licença compulsória e o investimento público em PD&I farmacêutico como instrumentos de estratégias regulatórias que contracenam no palco sociológico do direito ao configurarem mais do que reações pontuais a deficiências de mercado de fármacos ou de crises de saúde pública. Tais medidas de licença compulsória e investimento em PD&I farmacêutico representam atores de um palco regulatório que se descortina como um todo coerente voltado à administração do direito à saúde mediante uso da ameaça de licença compulsória para bloqueio de aumento arbitrário de preços de medicamentos e uso do investimento em PD&I para reforço da medida regulatória de quebra de patentes de medicamentos. A proposta defendida neste artigo é a de que o quadro regulatório da defesa da saúde pública foi melhor esboçado quando a licença compulsória deixou de representar a solução definitiva para se apresentar como a ultima ratio de modelagem regulatória após o reforço da condição de produção local de medicamentos via investimentos públicos em PD&I.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcio Iorio Aranha, Universidade de Brasília
    Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, diretor do Centro de Políticas, Direito, Economia e Tecnologias das Comunicações da UnB (CCOM/UnB), que congrega integrantes das Faculdades de Comunicação, Direito, Economia e Tecnologia, responsável por inúmeros cursos de aperfeiçoamento dos reguladores de telecomunicações da ANATEL, gestores do Ministério das Comunicações e profissionais do setor regulado. Ele também é o diretor do Núcleo de Direito Setorial e Regulatório da Universidade de Brasília (NDSR/FD/UnB), presidindo o corpo editorial da Revista de Direito Setorial e Regulatório. Fundou e é o atual coordenador do Grupo de Estudos em Direito das Telecomunicações (GETEL), onde edita a Revista de Direito, Estado e Telecomunicações (RDET). O prof. Márcio Iorio Aranha ministra disciplinas de doutorado, mestrado e graduação em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília sobre os temas de Direito Constitucional e Administrativo, Teoria Geral do Direito Público, Teoria e Prática Regulatória, e Direito das Telecomunicações, pertencendo à linha de pesquisa de Transformações da Ordem Econômica e Social e Regulação, do Programa de Pós-Graduação em Direito da UnB.

Referências

Prakash, Aseem. Greening the Firm: The Politics of Corporate Environmentalism. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2000.

May, Peter J. Compliance Motivations: Perspectives for Farmers, Homebuilders and Marine Facilities. Law & Policy 27: 317-347, 2005.

Cotterrell, Roger. Why Must Legal Ideas Be Interpreted Sociologically? Journal of Law and Society 25(2): 171-192, 1998.

McKnight, Janet. The Fourth Act in Socio-Legal Scholarship: Playing With Law on the Sociological Stage. Qualitative Sociology Review 11(1): 108-124, 2015.

Waldo, Dwight. The Administrative State: A Study of the Political Theory of American Public Administration. New Brunswick, US: Transaction Publishers, 2007.

Aranha, Márcio Iorio. Manual de Direito Regulatório: Fundamentos de Direito Regulatório. 3ª ed., Londres: Laccademia, 2015.

Picarelli, Marcia; Aranha, Márcio Iorio (org.). Política de Patentes em Saúde Humana. São Paulo: Editora Atlas, 2001.

World Health Organization. Report of an ASEAN Workshop on the TRIPs Agreement and its Impact on Pharmaceuticals. Jakarta, 2-4 de maio de 2000.

Morales, Diego Medina. El pensamiento ordinalista de Schmitt y el origen de la propiedad. In: Pavón, Dalmacio Negro (org.). Estudios sobre Carl Schmitt. Madrid: Fundación Cánovas del Castillo, p. 333-341.

Lopes, Ana Frazão de Azevedo. Empresa e Propriedade: Função Social e Abuso de Poder Econômico. São Paulo: Quartier Latin, 2006.

Schwartz, Andrew A. The Corporate Preference for Trade Secret. Ohio State Law Journal 74(4): 623-668, 2013.

Downloads

Publicado

30-09-2016

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

1.
O Palco Regulatório das Patentes Farmacêuticas: Licença Compulsória como Ferramenta Regulatória apoiada em PD&I. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 30º de setembro de 2016 [citado 29º de março de 2024];5(3):50-64. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/325