Resumo
Este trabalho tem por objeto identificar como a Reforma Psiquiátrica é aplicada no âmbito do Distrito Federal, analisando as instituições psiquiátricas mais tradicionais (Hospital São Vicente de Paulo e Instituto de Saúde Mental) que atuam no tratamento dos pacientes acometidos de transtornos mentais. Ademais, será questionado o tratamento desses pacientes, apontando estudos científicos que demonstram que o paciente institucionalizado possui a saúde mental ainda mais agravada e que, mesmo assim, a política pública não é efetiva em reinserir o paciente na sociedade, ainda que não o cure, mas o adapte ao meio social. Por fim, o trabalho tem o escopo de analisar a estrutura do Distrito Federal no atendimento aos pacientes com transtornos mentais, bem como verificar as formas de inserção desses pacientes na sociedade, criticando as formas de tratamento desses usuários psiquiátricos no âmbito daquelas instituições públicas.
Autores(as) e coautores(as) retêm os direitos de copyright, mas cedem o direito à primeira publicação a Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS).
CIADS adota a CC Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) desde janeiro de 2023. Com essa licença, é permitido compartilhar e adaptar o material, conferindo os devidos créditos de autoria e menção ao Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário. Até 2022, a licença era Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.