Abstract
Esta pesquisa é parte do projeto SIMSUS - Sistema de Informação sobre Medicamentos do Sistema Único de Saúde: acessibilidade e uso racional. Faz-se uma análise dos elementos que compõem os processos judiciais que demandam aquisição de medicamentos no município de João Pessoa. A pesquisa foi realizada na Gerencia de Medicamentos do Município de João Pessoa (GEMAF); foram analisados todos os processos judiciais que demandavam a aquisição de medicamentos nos anos de 2009 a 2012. Para a coleta de dados foi estruturado um roteiro com questões referentes a: perfil do usuário (idade, sexo, região onde reside) e perfil do processo judicial (documentos que o compunham e existência, nos autos, de laudo médico, exames, o código da Classificação Internacional de Doenças (CID)). As informações foram sistematizadas em razão da composição do processo judicial e da natureza farmacológica do produto solicitado. Foi constatada a falta de um padrão na estruturação dos processos e a ausência frequente de informações fundamentais para análise da pertinência farmacológica do medicamento. Evidenciou-se que grande parte dos processos não trazia informações sobre a idade do usuário, a CID ou a duração do tratamento. Concluiu-se pela necessidade de articulação entre o Gestor Municipal e o Poder Judiciário sobre a padronização das informações dos processos judiciais, nos aspectos formais de composição do processo.
Authors and coauthors retain copyright but license the right of first publication to the Iberoamerican Journal of Health Law.
The Journal has been using CC Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) since January 2023. This license allows the user to share and adapt the work, but they must give the appropriate credit to authors and coauthors and mention the Iberoamerican Journal of Health Law. The license Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International was used until 2022.