Abstract
Este estudo é um trabalho de pesquisa que compõe o projeto SIMSUSSistema de Informação sobre Medicamentos do SUS: acessibilidade e uso racional, e analisa o processo de organização do trabalho da Assistência Farmacêutica, e os aspectos referentes à acessibilidade aos medicamentos dos componentes especializados da Assistência Farmacêutica. É um estudo descritivo e analítico em que se descrevem as mudanças ocorridas na gestão quando da implantação do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica - Hórus e analisa a pertinência das mudanças ocorridas. Como uma ferramenta basal para superar alguns dos maiores desafios para a assistência à saúde da população em todo o país, o Hórus, sistema criado pelo Ministério da Saúde em 3 de novembro de 2009, disponibiliza para todos os níveis de governo, um software que permite a integração de informações entre as farmácias, unidades de saúde e almoxarifado. O Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (CEDMEX) do Estado da Paraíba implantou o sistema Hórus em 20 de julho de 2012, e em razão dessa implantação modificou seus processos de trabalho para atender aos 23.160 pacientes cadastrados. O Centro fornece 149 medicamentos com 321 apresentações para atender a 79 patologias. O estudo busca investigar a resposta dada pela implantação do HÓRUS, os benefícios ocorridos após sua implantação, as mudanças ocorridas na gestão, os aspectos referentes aos processos de requisição e de organização do serviço. O estudo foi desenvolvido a partir da análise da literatura sobre o sistema e entrevista com os gestores envolvidos em sua implantação, bem como a análise dos documentos normativos oficiais. Mesmo considerando que o processo ainda não está concluso registram-se mudanças significativas no campo do planejamento, controle e monitoramento e da acessibilidade.
Authors and coauthors retain copyright but license the right of first publication to the Iberoamerican Journal of Health Law.
The Journal has been using CC Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) since January 2023. This license allows the user to share and adapt the work, but they must give the appropriate credit to authors and coauthors and mention the Iberoamerican Journal of Health Law. The license Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International was used until 2022.