Abstract
Com a inclusão dos contextos biopsicosocial, econômico e cultural nos conceitos do processo saúde/doença aumentaram as exigências de atuação no âmbito municipal, levando à necessidade de novos contornos no planejamento e na política. Sob a justificativa de avançar no cumprimento das normas legislativas e direcionar esforços intersetoriais capazes de garantir a integralidade das ações em saúde, objetivamos com esta investigação analisar a percepção relativa ao conceito de saúde/doença nos vários níveis da gestão pública e o relacionamento do setor de trabalho com a área da saúde, verificando a viabilidade da intersetorialidade e a percepção sobre a importância desta como estratégia para a promoção da integralidade das ações em saúde. A pesquisa realizou-se em duas etapas, com a utilização do método qualitativo de análise em ambas, por meio de entrevista individual gravada no local de trabalho (Técnica do Discurso do Sujeito Coletivo), o que possibilitou a análise dos depoimentos verbais através das ideias centrais e suas correspondentes expressões-chave. Constituíram-se como sujeitos da pesquisa todos os elementos envolvidos na gestão municipal da cidade de Vera Cruz,RS, mais dois assessores diretos de cada um destes. Observou-se que existe a concepção do conceito de saúde ampliado e positivo, há o reconhecimento da responsabilidade dos vários setores sobre o processo saúde/doença da população e a intenção do trabalho intersetorial. Concluiu-se que, com mudanças político-organizacionais, capacitação de recursos humanos e planejamento, pode-se alcançar melhoria nas ações de promoção da integralidade das ações em saúde.
Authors retain the copyright to their works and grant the Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) the right of first publication.
All published articles are licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). This license permits use, distribution, and reproduction in any medium, provided that the original authorship and the source of publication are properly cited.
