Os projetos de lei sobre drogas ilícitas e o princípio da dignidade da pessoa humana
PDF

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v2i2.83

Como Citar

1.
Os projetos de lei sobre drogas ilícitas e o princípio da dignidade da pessoa humana. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 20º de dezembro de 2013 [citado 16º de janeiro de 2026];2(2):276-93. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/83

Resumo

Este artigo trata dos projetos de lei sobre drogas, em trâmite no Congresso Nacional, no período da 53ª Legislatura (2007-2010) e da primeira sessão legislativa da 54ª Legislatura (2011), com o objetivo de identificar as medidas repressivas e assistenciais aos usuários e dependentes, relacionando-as a seguir com o princípio da dignidade da pessoa humana. Concluiu-se que medidas repressivas e assistenciais genéricas, que não consideram a idade, a capacidade de autodeterminação e a lesão concreta e atual ao bem jurídico próprio e de terceiro, comprometem em alto grau o conteúdo essencial do princípio da dignidade da pessoa humana, por tratar usuários e dependentes como objeto, e não como fim da política pública.

PDF

Os autores mantêm os direitos autorais sobre suas obras e concedem aos Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) o direito de primeira publicação.

Os artigos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Esta licença permite o uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que a autoria original e a fonte de publicação sejam devidamente citadas.