Comissões de Controle de Infecção Hospitalar: perspectiva de ações do Conselho Regional de Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v7i1.426

Palavras-chave:

Infecção Hospitalar, Programa de Controle de Infecção Hospitalar, Enfermagem, Legislação, Regulação e Fiscalização em Saúde.

Resumo

Objetivo: Caracterizar as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) nos hospitais, por meio da análise dos relatórios das fiscalizações do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP); obter subsídios para proposta de melhoria nas atividades de enfermeiros das CCIH e aprimorar as ações de fiscalização. Metodologia: Estudo transversal descritivo e exploratório, por meio de consulta dos relatórios de fiscalizações realizadas entre setembro de 2012 e fevereiro de 2017. Resultados: Foram avaliados relatórios de todas as instituições hospitalares (n=838) no Estado de São Paulo. Dessas, 778 instituições (92,84%) possuíam CCIH; porém em 318 (40,87%), o enfermeiro não era exclusivo, realizando ações gerenciais ou assistenciais ao mesmo tempo em que atuava na CCIH, descumprindo a legislação vigente. Das 60 instituições que não possuíam CCIH, 51 (85,0%) eram de pequeno porte (≥50 leitos). Conclusão: A falta de conformidade com os requisitos legais em recursos humanos sugere que a estrutura de prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) ainda é deficiente em muitos hospitais do estado de São Paulo, o pode levar a falhas na implementação efetiva de medidas de prevenção. Auditorias e fiscalizações, como as realizadas pelo Coren-SP desempenham papel importante e podem fazer parte de uma ampla estratégia governamental para alcançar melhorias nos serviços de saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Carlos Ribeiro Lamblet, Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo
    Mestre em Ciências da Saúde. Fiscal. Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo. São Paulo.
  • Maria Clara Padoveze, Universidade de São Paulo.
    Doutora em Ciências Médicas. Professora Doutora do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. São Paulo.

Downloads

Publicado

02-04-2018

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

1.
Comissões de Controle de Infecção Hospitalar: perspectiva de ações do Conselho Regional de Enfermagem. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 2º de abril de 2018 [citado 26º de abril de 2024];7(1):29-42. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/426