Certificado de boas práticas de fabricação e controle como requisito de qualificação técnica em licitações
PDF

Palavras-chave

Certificado
Boas Práticas
ANVISA
Licitação
Habilitação Técnica

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v5i4.256

Como Citar

1.
Certificado de boas práticas de fabricação e controle como requisito de qualificação técnica em licitações. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 23º de dezembro de 2016 [citado 23º de janeiro de 2026];5(4):42-58. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/256

Resumo

Estudo da legalidade da exigência em licitações públicas, a título de qualificação técnica, de apresentação de Certificado de Boas Práticas de Fabricação e Controle – CBPFC, dos produtos sujeitos à Vigilância Sanitária, documento expedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, a partir da legislação brasileira que rege a matéria, contextualizando com a doutrina pátria e o entendimento do Tribunal de Contas da União – TCU. A análise do tema revela o aspecto polêmico da questão e nos permitiu firmar o entendimento pela regularidade da obrigação, pois se conclui que o bem principal a ser tutelado é o direito à saúde dos cidadãos, visto que consumir produto sem a antecedente e imprescindível inspeção sanitária e consequente certificação, pode ocasionar a exposição a grave risco à saúde dos usuários, assumindo maior importância a exigência de qualificação técnica, uma vez que a qualidade do objeto contratado pela Administração Pública está diretamente relacionada à proteção da saúde da população.
PDF

Os autores mantêm os direitos autorais sobre suas obras e concedem aos Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) o direito de primeira publicação.

Os artigos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Esta licença permite o uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que a autoria original e a fonte de publicação sejam devidamente citadas.