Sistemas públicos universais de saúde e participação popular: o papel do Judiciário
PDF

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v3i3.51

Como Citar

1.
Sistemas públicos universais de saúde e participação popular: o papel do Judiciário. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 19º de dezembro de 2014 [citado 19º de janeiro de 2026];3(3):25-32. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/51

Resumo

 

 Foi feita uma análise da situação atual do confronto entre a cobertura universal de assistência médica e sistemas públicos universais de saúde nos documentos internacionais. Verificou-se a necessidade de fortalecer a resposta dos Estados nos fóruns internacionais, tanto através da participação direta neles como pelo incremento da participação interna. Constatou-se que o Estado Democrático de Direito exige a participação do público na formulação e implementação de políticas públicas e que esta novidade constitucional do final do século XX requer, por sua vez, a atenção especial do Poder Judiciário no controle das políticas públicas. Isso porque a participação popular gera um novo tipo de ato normativo: não é legislativo nem administrativo, mas é essencialmente público.

PDF

Os autores mantêm os direitos autorais sobre suas obras e concedem aos Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) o direito de primeira publicação.

Os artigos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Esta licença permite o uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que a autoria original e a fonte de publicação sejam devidamente citadas.