Resumen
O estudo destina-se a discutir o novo Regulamento Sanitário Internacional. Destaca as novidades trazidas por essa nova normativa da saúde global como também faz uma retrospectiva sanitária e normativa e a implementação do RSI no Brasil com a aplicação do método do algoritmo. O artigo conclui que a segurança sanitária internacional requer, à par da avançada regulamentação internacional sobre o controle de enfermidades e riscos à saúde, a dilatação da cooperação e interação entre países e instituições, assim como a estruturação de uma governança global em saúde justa e comprometida primordialmente com o bem estar das pessoas.
Autores y coautores conservan los derechos de autor, pero ceden el derecho de primera publicación a Cuadernos Iberoamericanos de Derecho Sanitario (CIADS).
CIADS adoptó la licencia CC Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) desde enero de 2023. Con esta licencia es posible compartir y adaptar los artículos, confiriendo los créditos de autoría y mención a Cuadernos Iberoamericanos de Derecho Sanitario. Hasta 2022, la licencia era Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International