Alienação e direito da saúde: uma analise dos conselhos de saúde
PDF

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v2i2.72

Como Citar

1.
Alienação e direito da saúde: uma analise dos conselhos de saúde. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 20º de dezembro de 2013 [citado 20º de janeiro de 2025];2(2):127-43. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/72

Resumo

O presente trabalho pretende fazer uma abordagem da alienação enquanto categoria marxista. O que é a alienação em Marx? Quais as principais repercussões dessa categoria para a compreensão da relação do sujeito com o Estado? São algumas das questões imprescindíveis para dar o impulso inicial de nossa analise. Após o devido tratamento da categoria marxista, passamos a analisar o processo de participação social nos conselhos de saúde. A saúde pública é posta em destaque como uma construção social composta de variantes que vão desde os representantes eleitos pela democracia representativa até as intervenções populares advindas da democracia participativa.

PDF

 

Autores(as) e coautores(as) retêm os direitos de copyright, mas cedem o direito à primeira publicação a Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS). 

CIADS adota a CC Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) desde janeiro de 2023. Com essa licença,  é permitido compartilhar e adaptar o material,  conferindo os devidos créditos de autoria e menção ao Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário. Até 2022, a licença era Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.