Alienação e direito da saúde: uma analise dos conselhos de saúde
PDF

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v2i2.72

Como Citar

1.
Alienação e direito da saúde: uma analise dos conselhos de saúde. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 20º de dezembro de 2013 [citado 22º de janeiro de 2026];2(2):127-43. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/72

Resumo

O presente trabalho pretende fazer uma abordagem da alienação enquanto categoria marxista. O que é a alienação em Marx? Quais as principais repercussões dessa categoria para a compreensão da relação do sujeito com o Estado? São algumas das questões imprescindíveis para dar o impulso inicial de nossa analise. Após o devido tratamento da categoria marxista, passamos a analisar o processo de participação social nos conselhos de saúde. A saúde pública é posta em destaque como uma construção social composta de variantes que vão desde os representantes eleitos pela democracia representativa até as intervenções populares advindas da democracia participativa.

PDF

Os autores mantêm os direitos autorais sobre suas obras e concedem aos Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) o direito de primeira publicação.

Os artigos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Esta licença permite o uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que a autoria original e a fonte de publicação sejam devidamente citadas.