Judicialização da Saúde: argumentos utilizados nas ações judiciais em desfavor do Sistema Único de Saúde, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, pelos atores processuais.

Autores

  • Michelle Ferreira Cordeiro Universidade de Brasília Autor

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v7i2.477

Palavras-chave:

Judicialização da Saúde. Direito à Saúde, Sistema Único de Saúde, Saúde Pública

Resumo

Objetivo: Analisar os discursos dos atores processuais em processos no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios em que tramitam ações em desfavor das políticas públicas de saúde, no período entre os anos de 2012 e 2013, a fim de conhecer os argumentos mais comumente utilizados para o julgamento dessas ações. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa descritiva, analítica, de base documental e bibliográfica, utilizando dados secundários. Os dados foram coletados através de uma pesquisa sobre judicialização no Brasil, nos anos de 2012 e 2013. Os dados quantitativos disponibilizados já se encontravam tratados em tabelas e gráficos e os dados qualitativos foram disponibilizados sem o devido tratamento, o que foi realizado a partir do método da Análise Idiossincrática. Resultados: Os três atores analisados autor, réu e juiz, tratam de questões lógicas que ocorrem no sistema e que podem ocorrer discrepâncias. Cada autor tem o seu ponto de vista, experiência e suas particularidades que não devem ser descartadas, podendo assim, haver conflitos visíveis, mas, em tratando de saúde, o ponto em comum é a melhor decisão para o usuário. Os pedidos a serem judicializados não condizem diretamente com as doenças que mais acometem os pacientes.  Conclusão: É possível aferir, a partir dos discursos, a imprudência acometida com os pacientes que estão no processo e percebe-se que muitas das prestações de serviços procuradas ainda estão em déficit com seu atendimento, sendo que o estado brasileiro ainda não é garantidor universal dos usuários em suas necessidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Michelle Ferreira Cordeiro, Universidade de Brasília
    Pesquisadora colaboradora junto ao NESP/UnB/FS Graduada em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia – UnB.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

29-06-2018

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

1.
Judicialização da Saúde: argumentos utilizados nas ações judiciais em desfavor do Sistema Único de Saúde, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, pelos atores processuais. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 29º de junho de 2018 [citado 19º de abril de 2024];7(2):11-28. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/477