Utilização da Água de Reuso com Alternativa Sustentável para Sociedade

Autores

  • Natasha Berendonk Handam Fundação Oswaldo Cruz Autor
  • Priscila Gonçalves Moura Fundação Oswaldo Cruz Autor
  • Adriana Sotero Martins Fundação Oswaldo Cruz Autor

Resumo

Objetivo: Avaliar a qualidade sanitária da água de reuso e a utilização na agricultura, visando o uso seguro da água. Metodologia: A qualidade da água de reuso foi avaliada, por meio de análise colimétricas. Foi analisada por meio de experimento, em que foram cultivadas hortaliças (salsa) irrigadas com água de reuso e com água potável, e por biologia molecular foi feita a extração de DNA total no tempo inicial da cultura e após 15 dias de ensaio. E também foi realizada a Reação da Polimerase em Cadeia (PCR), seguida de observação por eletroforese com os marcadores moleculares 16S rRNA, uidA, nifH, HadV, T-antigen, COWP e beta-giardin para bactérias, vírus e protozoários. Resultados e Discussão: As análises colimétricas indicaram baixos níveis de coliformes fecais e totais, no entanto nas análises moleculares foi detectada a presença de outros microrganismos, caracterizando a amostra de água de reuso avaliada como imprópria para fins de contato primário de recreação e de consumo humano. O estudo também indicou que a água de reuso favoreceu mais o crescimento de microrganismos no solo. Outro fato observado foi o maior desenvolvimento das plantas irrigadas com água de reuso. Conclusão: Para segurança alimentar humana outros estudos devem ser realizados, pois para determinados fins, a água de reuso não deveria conter contaminantes químicos e patogênicos para a segurança da saúde humana e animal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Natasha Berendonk Handam, Fundação Oswaldo Cruz

    Programa de Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: natashabhandam@gmail.com

  • Priscila Gonçalves Moura, Fundação Oswaldo Cruz

    Programa de Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

  • Adriana Sotero Martins, Fundação Oswaldo Cruz

    Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

Downloads

Publicado

29-12-2017

Edição

Seção

ANAIS

Como Citar

1.
Utilização da Água de Reuso com Alternativa Sustentável para Sociedade . Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 29º de dezembro de 2017 [citado 27º de abril de 2024];6:1100-6. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/1188