Direito a Qualidade Sanitária da Água: cuidados com a Água Residencial

Autores

  • Natasha Berendonk Handam Fundação Oswaldo Cruz Autor
  • Maria José Salles Fundação Oswaldo Cruz Autor
  • Adriana Sotero Martins Fundação Oswaldo Cruz Autor

Palavras-chave:

Água Potável, Educação em Saúde, Qualidade Sanitária

Resumo

Objetivo: O trabalho teve o objetivo de realizar educação em saúde para a melhoria e garantia da qualidade da água para consumo humano nas residências em comunidades no Território de Manguinhos, RJ. Metodologia: Foi elaborado o caderno de educação em saúde visando a melhoria da qualidade sanitária da água de consumo nas residências, intitulado “Caderno de Saúde e Ambiente, volume temático Nº 1- Água Potável: cuidados e dicas”. Resultados e Discussão: O uso da cartilha auxiliou a educação ambiental, no momento da devolutiva dos resultados das análises da água nas residências. Com isto, todas as informações e recomendações contidas no caderno foram explicadas, orientando os moradores sobre como proceder para a melhoria da qualidade da água da sua residência. Conclusão: A educação em saúde realizada no projeto contribuiu com informações aos moradores para melhorar e garantir que a água esteja de qualidade para consumo, para assim prevenir agravos à saúde. Além do mais, este material informativo também poderá ser utilizado em domicílios de qualquer região do Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Natasha Berendonk Handam, Fundação Oswaldo Cruz

    Programa de Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: natashabhandam@gmail.com

  • Maria José Salles, Fundação Oswaldo Cruz

    Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

  • Adriana Sotero Martins, Fundação Oswaldo Cruz

    Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

29-12-2017

Edição

Seção

ANAIS

Como Citar

1.
Direito a Qualidade Sanitária da Água: cuidados com a Água Residencial. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 29º de dezembro de 2017 [citado 28º de abril de 2024];6:716-23. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/1136