Análise da produção normativa no direito à saúde dos inimputáveis - doentes mentais infratores (2011-2014).

Autores

  • Bárbara Alencar Ávila Borges Universidade de Brasília Autor
  • Luís Antônio de Moura Autor

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v4i2.167

Palavras-chave:

Direito Sanitário, Saúde mental, Inimputabilidade, produção normativa.

Resumo

O presente artigo é voltado para o direito à saúde dos doentes mentais que cometeram condutas delitivas. A imputabilidade é a capacidade do agente em entender o caráter ilícito do fato praticado e de determinar-se de acordo com isso. Assim, para o doente mental que não pode ser culpável, imputável e penalmente responsabilizado, criou-se a medida de segurança. Apesar dos avanços da Reforma Psiquiátrica Brasileira, o direito de um tratamento adequado no SUS está distante de ocorrer já que o “louco infrator” é sentenciado com a medida de segurança para tratamento compulsório em Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico. Avalia-se então a abordagem da produção normativa em saúde mental para o cumprimento da política de atenção integral a essa população, já que a estratégia para consolidação da política de saúde mental está na legislação do país. Objetiva-se avaliar o direito à saúde dos portadores de doença mental, considerados inimputáveis, na produção normativa vigente no Senado Federal, da Câmara Legislativa e Ministério da Saúde produzida no período de 2011 a 2014. Diante disso, observou-se que, no campo do Direito Sanitário a legislação em saúde mental envolvendo os loucos infratores é pouco estudada e legislada. Mediante vários posicionamentos acerca do tratamento em saúde desses indivíduos, há necessidade de atualização das normativas sobre o tema e a vinculação com o setor de justiça no país. A partir daí, discutem-se os obstáculos ao avanço do direito à saúde mental e as possibilidades de sua superação. Por fim, aponta-se a necessidade de fortalecimento de políticas de saúde e de mudanças nas práticas judiciais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bárbara Alencar Ávila Borges, Universidade de Brasília

    Enfermeira, Supervisora de Estágio da Universidade Paulista. Técnico de Nível Superior - Enfermeira do Serviço Social do Comércio do Distrito Federal. Brasília, Brasil.

Downloads

Publicado

30-06-2015

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

1.
Análise da produção normativa no direito à saúde dos inimputáveis - doentes mentais infratores (2011-2014). Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 30º de junho de 2015 [citado 28º de março de 2024];4(2):83-102. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/167