Resumo
Objetivos: Em países como o Brasil e outros da América Latina, os Determinantes Sociais de Saúde (DSS) têm papel importante nas condições de vida e saúde. A promoção da saúde pode ser entendida como uma estratégia de enfrentamento dos problemas de saúde que afetam as populações humanas. A educação em saúde é uma das principais formas de interação entre a universidade e a comunidade. Assim, desenvolveu-se o Projeto de Extensão Universitária Saberes e Práticas em Saúde no Contexto de uma Comunidade em Vulnerabilidade Social com uma proposta transformadora, interdisciplinar e, a partir do conhecimento dos indivíduos e contexto social, aprimorar estratégias relevantes para a realidade da comunidade Mangabeiras, pertencente ao município de Arapiraca - AL. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um projeto de extensão universitária da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca. Metodologia: O presente trabalho é derivado de um projeto de extensão realizado na comunidade Mangabeiras, bairro Senador Arnon de Melo, no município de Arapiraca, Alagoas durante o período de um ano (2016-2017). Foram realizadas ações, com temas diversificados, no contexto da prevenção e promoção de saúde, visando integrar a comunidade e suas instituições sociais. Foi feito reconhecimento do espaço antes do início das atividades. Os locais de realização do projeto foram: ruas da comunidade, escola, creche, UBS, CRAS e espaço do projeto Cáritas. Resultados e Discussão: Dentre as temáticas trabalhadas ao longo do projeto englobam diversas áreas de conhecimento, como: “o que é saúde?”; a visão dos moradores e profissionais da comunidade sobre saúde; hábitos alimentares e de higiene; dia da mulher; saúde mental; animais peçonhentos; Primeiros Socorros: engasgo, desmaio, RCP e queimaduras. Não houve caráter impositivo na escolha dos temas, sendo realizada consulta aos participantes após as atividades. As atividades foram baseadas em metodologias ativas com sucinta avaliação de conhecimento prévio entre os participantes com subsequente aprofundamento do conhecimento a ser partilhado na atividade e realização de feedback ao final. Sendo fundamental o processo de vínculo com a comunidade construído com o diálogo entre sujeitos. Conclusão: O desenvolvimento de ações educativas no âmbito da extensão universitária corrobora a importância do papel dos acadêmicos na promoção da saúde e prevenção de doenças no meio da comunidade. A prática de intervenções educativas numa comunidade como Mangabeiras, mostrou-se eficaz para a disseminação do conhecimento das temáticas, bem como esclarecer dúvidas. Destaca-se a necessidade do profissional em saúde ser flexível em lidar com dificuldades presentes e buscar soluções. Assim, a extensão universitária se afirma como prática essencial, colocando-se como ferramenta para realizar práticas integradas.
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