A responsabilidade civil médica no erro de diagnóstico médico
Palavras-chave:
Diagnóstico, Erro, Responsabilidade, MédicoResumo
Tem-se como objeto de estudo a responsabilidade civil médica decorrente do erro médico, embasando-se no fato de que o médico deve possuir uma suficiente preparação ético profissional, para no mínimo reconhecer suas limitações e direcionar o paciente a um especialista. Atenta-se que o erro denota falta de normas comuns de semiologia, ou falta de conhecimentos elementares de patologia e clínica. Erros de diagnóstico (desde que grosseiro), erros na medicação ou tratamento prescrito, injustificável omissão na assistência e nos cuidados indispensáveis ao paciente são reconhecidamente situações que responsabilizam os médicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores(as) e coautores(as) retêm os direitos de copyright, mas cedem o direito à primeira publicação a Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS).
CIADS adota a CC Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) desde janeiro de 2023. Com essa licença, é permitido compartilhar e adaptar o material, conferindo os devidos créditos de autoria e menção ao Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário. Até 2022, a licença era Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.