Comunicação, informação e conselhos de saúde: um estudo em dois municípios de Minas Gerais

Autores

  • Berenice de Freitas Diniz Fundação Oswaldo Cruz Autor
  • Valdir de Castro Oliveira Fundação Oswaldo Cruz Autor

Palavras-chave:

Comunicação, Informação, Conselhos de Saúde, Conferências de Saúde

Resumo

Esse trabalho propõe analisar a comunicação e informação para o controle social no Sistema Único de Saúde. Os objetos empíricos desse estudo são dois conselhos de saúde. Objetivou-se analisar até que ponto há um uso efetivo da comunicação e informação para o controle social. Utilizou-se a pesquisa qualitativa com o método de análise documental, desse modo, foram analisados relatórios de conferências de saúde, atas e pautas das reuniões dos conselhos de saúde. Os resultados nos mostram que há poucos debates sobre o tema no interior dos conselhos e que as decisões das conferências de saúde são pouco pautadas para a atuação do órgão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Berenice de Freitas Diniz, Fundação Oswaldo Cruz

    Instituto René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz Minas, Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: berenicedfd@yahoo.com.br

  • Valdir de Castro Oliveira, Fundação Oswaldo Cruz

    Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

Downloads

Publicado

29-12-2017

Edição

Seção

ANAIS

Como Citar

1.
Comunicação, informação e conselhos de saúde: um estudo em dois municípios de Minas Gerais. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 29º de dezembro de 2017 [citado 29º de abril de 2024];6:753-65. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/1141