Vacinas, um aspecto histórico à atualidade

Autores

  • Juliete Martins Soares Universidade Católica de Goiás Autor
  • Isabel Cristina Rodrigues da Silva Universidade de Brasília Autor

Palavras-chave:

Vacinação, História da Vacinação, Programas de Vacinação

Resumo

As doenças infecciosas transmissíveis, nos séculos passados, já foram grave problema de saúde pública, podendo ser incapacitantes e até mesmo letais. Com o pouco conhecimento que se tinha sobre as mesmas, eram de difícil controle, e após o início de viagens transcontinentais, terrestres, marítimas e atualmente aéreas, estas doenças também se locomoviam juntamente com os indivíduos infectados, ocasionando surtos, epidemias e pandemias. Com a descoberta do controle de transmissão de doenças infecciosas, principalmente através da imunização, o homem conseguiu obter maior sucesso no controle de doenças, até mesmo a erradicação. Teve início com a vacina contra a varíola e atualmente existem vários outros tipos, a maioria fornecida pelo SUS e outras somente em empresas particulares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliete Martins Soares, Universidade Católica de Goiás

    Licenciada em Enfermagem, Centro Universitário UNIEURO de Brasília, Brasília, DF, Brasil; Especialização em Vigilância Sanitária, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO, Brasil. 

Downloads

Publicado

29-12-2017

Edição

Seção

ANAIS

Como Citar

1.
Vacinas, um aspecto histórico à atualidade . Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 29º de dezembro de 2017 [citado 28º de abril de 2024];6:46-5. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/1048